Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE assina protocolo de cooperação com Instituto de Guiné-Bissau
conteúdo

Notícias

IFCE assina protocolo de cooperação com Instituto de Guiné-Bissau

INTERNACIONALIZAÇÃO

Protocolo visa à cooperação técnica e científica entre o IFCE e o INEP de Guiné-Bissau
última modificação: 08/11/2024 13h57

Os representantes do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), órgão público vinculado ao Ministério da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica de Guiné-Bissau, assinaram, nesta quarta-feira (06), um Protocolo de Cooperação Técnica e Científica.

Esse protocolo visa à cooperação técnica e científica para fins de desenvolvimento de programas, projetos, transferência de tecnologia, intercâmbio de pesquisadores e membros da equipe técnico-administrativa, tendo como objetivo contribuir para a cooperação técnica e científica entre Brasil e Guiné-Bissau.

O diretor-geral do INEP, João Paulo Pinto Có, falou, por meio de videoconferência, que era uma grande honra formalizar essa parceria com o IFCE. “Eu sou fruto do ensino superior brasileiro, fiz minha graduação no Ceará, por meio de outro convênio entre Brasil e Guiné-Bissau, e espero que essa parceria possa trazer frutos entre as duas instituições. Que esse Atlântico que divide nossos territórios possa ser, efetivamente uma linha de conexão, uma ponte para que possamos aproveitar e nos comunicar”, comentou.

Já existem iniciativas de pesquisas na área de pesca artesanal sendo estudadas, especialmente em parceria com o campus Acaraú, conforme informou o reitor do IFCE, Wally Menezes.

O reitor do IFCE, Wally Menezes, o representante do INEP, Geny Gil Sá, e o assessor de Relações Internacionais do IFCE, Gutenberg Albuquerque, assinaram o documento.

Rebeca Casemiro - DCS/Reitoria