Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE assina ordem de serviço dos projetos de suas novas unidades

IFCE assina ordem de serviço dos projetos de suas novas unidades

expansão

Solenidade contará com a presença do ministro da Educação e do governador do Ceará
última modificação: 17/10/2024 15h20

Nesta sexta-feira (18), serão assinadas as ordens de serviço dos projetos de arquitetura e engenharia dos novos campi do Instituto Federal de Educação (IFCE). A solenidade acontecerá na futura sede do campus Fortaleza-São Gerardo, na Avenida Bezerra de Menezes, 627, e contará com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, do governador do Ceará, Elmano Freitas, e dos prefeitos dos municípios que receberão as novas unidades do IFCE.

Este ano o governo federal lançou a o plano de expansão de 100 novos campi de institutos federais pelo Brasil. O IFCE foi contemplado com 6 novos campi, que serão implantados nos municípios de Fortaleza (2 unidades), Cascavel, Campos Sales, Lavras da Mangabeira e Mauriti. O valor que será investido na construção e na aquisição de equipamentos e mobiliário de cada unidade é R$ 25 milhões.

Os trabalhos para implantação dos novos campi já iniciaram, com a visita da equipe de gestão do IFCE aos municípios para definição dos terrenos e/ou espaços a serem doados para implementação. Todos os municípios já estão com local de implantação definido. No caso de Fortaleza, as doações dos terrenos já foram, inclusive, efetivadas por meio da Lei nº 18.899, de 10 de julho de 2024.

Os seis novos campi do IFCE, quando estiverem em funcionamento, ofertarão 1.400 vagas cada, majoritariamente de cursos técnicos. Com a expansão, o IFCE passará a ter 39 campi, além de um Polo de Inovação, espalhadas em todo o estado.

“As novas unidades vão ofertar, especialmente, cursos técnicos integrados ao ensino médio que vão ampliar a oferta de vagas e o acesso dos nossos jovens à educação pública, gratuita e de qualidade reconhecida, como é a oferta dos institutos federais”, comentou o reitor do IFCE, professor Wally Menezes.

Rebeca Casemiro - DCS/Reitoria