Notícias
IFCE assina novo termo de parceria com a EBC
Canais de TV
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) assinou novo termo de parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), uma nova ação de fortalecimento e ampliação da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). Desta vez, o termo, que foi assinado em Brasília (DF) pelo reitor Wally Menezes, trata da operação de canais de televisão.
O acordo é fruto da inscrição do IFCE no programa Brasil Digital, uma ação Secretaria da Comunicação da Presidência da República para ampliar o acesso dos brasileiros à televisão pública. A previsão é de que sejam implantados quatro canais de TV, com status de retransmissores de conteúdos, nos campi do IFCE em Crateús, Iguatu, Limoeiro do Norte e Maracanaú.
O reitor Wally Menezes destacou a oportunidade de integrar a Rede Nacional de Comunicação Pública. "Ocupar esses espaços com canais de televisão e rádios educativas é fundamental para, além de difundir e divulgar aquilo que nossa comunidade acadêmica produz, ajudar à criação de uma educação midiática para a população brasileira e, no nosso caso, cearense", observou.
"Não existe comunicação pública no Brasil sem a Rede Nacional de Comunicação Pública", afirmou o diretor-presidente da EBC, Jean Lima. "A EBC está presente diretamente em três praças e precisa da parceria da rede para chegar a toda a população brasileira".
“Esta é a maior expansão da rede pública na história", apontou o assessor da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Octávio Pieranti. De acordo com o assessor, a ampliação da rede é uma pauta estratégica para a Secom.
Pieranti fez um balanço mostrando que a Rede Nacional de Comunicação Pública vive seu momento de maior expansão da história. Segundo ele, até 2010 foram 35 outorgas de rádio ou televisão para emissoras públicas locais. De 2010 a 2024, foram outras 31 outorgas, representando um avanço no ritmo. Somente neste ano, 128 canais já foram consignados.
Nesta semana, em Brasília (DF), também ocorreu o segundo encontro da RNCP em 2024, com presença da diretoria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), representantes da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), do Ministério das Comunicações e de emissoras públicas. O IFCE esteve presente, por meio do Departamento de Comunicação Social, unidade que está responsável pela implantação da rádio educativa, cuja operação deve iniciar no primeiro semestre de 2025.
Rebeca Casemiro - DCS/Reitoria (*com informações da EBC)