Notícias
IFCE aprova 4 projetos em edital de pesquisa
Pesquisadores do Instituto Federal do Ceará (IFCE) aprovaram quatro projetos no edital do Programa Infraestrutura Laboratorial – áreas estratégicas: Semiárido, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).
Um dos trabalhos aprovados foi o de "Uso de água contendo efluentes de esgoto doméstico tratado para produção de palma forrageira no Sertão de Crateús”, coordenado pelo professor Marcus Góes, do campus de Crateús. Outro projeto aprovado foi "Uso de esgoto doméstico tratado no cultivo de peixe ornamental: uma alternativa de geração de renda para pequenas comunidades", de Emanuel Soares dos Santos, do campus de Acaraú.
Também obteve sucesso o projeto "Cultivo Integrado de Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) com a microalga Spirulina platensis em um sistema sem renovação no semiárido nordestino", de Glacio Souza Araújo, do campus de Aracati. Por fim, foi aprovada a pesquisa "Sistema de sensores inteligentes de baixo custo integrado a agricultura de precisão voltado a agricultura familiar do semiárido cearense", de José Wally Mendonça Menezes, do campus de Fortaleza.
No total, foram aprovadas 17 propostas, totalizando R$ 864 mil a serem investidos em atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, que visem o desenvolvimento de tecnologias para a adaptação das populações às condições da região semiárida cearense e para a exploração de sua biodiversidade de forma racional e sustentável. As propostas aprovadas serão financiadas inteiramente com recursos da Funcap.
O IFCE foi a segunda instituição com a maior quantidade de projetos aprovados, ficando atrás apenas da Universidade Federal do Ceará (UFC). O início da contratação dos projetos está previsto para este mês de dezembro.
Ícaro Joathan - reitoria