Notícias
Fórum Mundial de EPT é lançado na Assembleia
O II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que ocorrerá a partir de maio em Florianópolis/SC, foi lançado na última quarta-feira, 7, em audiência pública, na Assembléia Legislativa do Ceará. O evento contou com a presença do reitor em exercício do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Virgílio Augusto Sales Araripe. A segunda edição do evento é coordenada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), com 134 entidades envolvidas no comitê organizador, entre elas o IFCE e outros órgãos ligados à educação no Ceará.
Na ocasião, o reitor em exercício destacou a importância dos assuntos que serão discutidos durante o fórum, que terá como tema “Democratização, emancipação e sustentabilidade”. Além disso, ressaltou a expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica no Brasil, que tinha 140 unidades em 2003 e deve concluir o ano de 2012 com 403 campi instalados. “Quem viaja pelo interior sabe a importância disso. A chegada de um campus é uma experiência transformadora para os alunos e para a região que o acolhe”.
Além disso, Virgílio Araripe lembrou que o IFCE já começou a terceira fase da expansão, na qual serão instalados mais seis campi nos municípios de Acopiara, Boa Viagem, Itapipoca, Horizonte, Maranguape e Paracuru. Assim, a instituição passará de 23 para 29 unidades em todo o Estado. O lançamento do fórum teve a participação de representantes do Instituto Centec, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Secretaria da Educação (Seduc) e dos deputados Mirian Sobreira, Rachel Marques e Teodoro Soares.
Sobre o fórum
O II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica será realizado entre os dias 28 de maio e 1º de junho. O evento, vinculado ao Fórum Mundial de Educação, pretende levantar propostas que integrem a plataforma mundial da área. A primeira edição do fórum foi realizada em 2009, em Brasília, com o tema “Educação, desenvolvimento e inclusão”. Para este ano, a expectativa é de reunir cerca de 10 mil participantes, entre, pesquisadores, estudantes, membros do poder público e representantes da sociedade civil de diversos países.
Imagem: Reitor em exercício, Virgílio Araripe, destacou a importância do evento (Bruno Leonardo)
Ícaro Joathan - Reitoria