Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Fortaleza sedia prova prática da etapa regional da OBR
conteúdo

Notícias

Fortaleza sedia prova prática da etapa regional da OBR

ROBÓTICA

171 equipes competirão por medalhas e por uma vaga na etapa nacional, em outubro, no Rio Grande (RS)
última modificação: 27/08/2019 15h31
Exibir carrossel de imagens Imagens das etapas preliminares da OBR ocorridas na última sexta

Imagens das etapas preliminares da OBR ocorridas na última sexta

A tarefa mexe com a imaginação e integra conhecimentos: construir um robô (uma máquina automática controlada por circuitos integrados) e fazer com que ele cumpra a missão de resgatar um objeto, vencendo uma série de obstáculos. Esse é o desafio aceito por milhares de equipes do ensino fundamental e médio e técnico de todo o País para participar da modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica, uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

A  etapa estadual da OBR (modalidade prática) acontecerá no próximo sábado, 31 de agosto, no campus de Fortaleza. São 171 equipes inscritas na modalidade prática, competindo por medalhas e pela aprovação para a etapa nacional, que será de 22 a 26 de outubro, no Rio Grande (RS). A novidade no Estado será a participação da primeira equipe no Nível 0, destinado aos estudantes do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, que ganham bottons de acordo com desafios enfrentados no percurso.

Já a fase final da modalidade teórica aconteceu na última sexta-feira, 23, simultaneamente em todo o País. Os campi de Itapipoca, Juazeiro do Norte Tauá e Sobral sediaram as provas teóricas; na capital, a coordenação foi do Campus Fortaleza e as provas foram realizadas no colégio Farias Brito.

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras que se utilizam da temática da robótica. Tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. Destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

A OBR possui duas modalidades, prática e teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem por meio de competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.

A modalidade prática acontece por meio de eventos/competições regionais e estaduais que classificam as equipes de estudantes para uma final nacional. Os estudantes ficam sob orientação de seus professores e cientistas. Os eventos organizados pela OBR são gratuitos e abertos ao público. As etapas regionais/estaduais acontecem entre junho e setembro. No mesmo dia 31 de agosto, também acontecerão as etapas estaduais de Alagoas, Mato Grosso, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. 

A professora do campus de Fortaleza do IFCE, Rejane Sá Rodrigues, representante estadual do evento, destaca que  a robótica está em todas as áreas da vida. "A robótica está junto com a automação. Hoje tudo tende a ser automatizado", analisa. “A nossa ideia principal é difundir a robótica para que os meninos consigam acompanhar o desenvolvimento do mundo como um todo”, conclui.