Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Extensão articula primeira empresa júnior do IFCE
conteúdo

Notícias

Extensão articula primeira empresa júnior do IFCE

GESTÃO DE EMPRESAS

Plano de trabalho seguirá para análise e aprovação final da Pró-reitoria de Extensão
última modificação: 31/05/2017 10h41

A primeira empresa júnior do Instituto Federal do Ceará (IFCE) está em vias de se tornar realidade. Um grupo de estudantes do curso de Engenharia Civil do campus de Fortaleza está articulando os trâmites necessários para a implantação do empreendimento, sob orientação do professor Davi Vasconcelos e mediante articulações com o campus de Fortaleza e pró-reitorias do IFCE.

Na última segunda-feira (29/05), a pró-reitora de Extensão, Zandra Dumaresq, e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI), Wally Menezes, receberam o professor Davi para discutir os caminhos a serem seguidos após a elaboração do plano de trabalho da empresa pelo grupo, para que o processo de implantação seja bem-sucedido.

Com isso, o campus deverá averiguar as condições para abrigar a empresa júnior, a qual servirá de prática profissional para os estudantes aprimorarem os conhecimentos nas áreas de gestão e áreas especificas dos cursos envolvidos. Assim, a unidade terá mais um equipamento para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes atendidos.

Segundo a pró-reitora Zandra, a partir de agora, o projeto seguirá o rito formal para que se procedam às análises, incluindo a submissão às aprovações do colegiado do curso e da direção do campus, entre outros requisitos, para que se possa efetivamente lançar a empresa júnior, no campus de Fortaleza.

Empresa júnior e incubadora de empresas

Como incentivo às práticas pedagógicas aliadas ao crescimento profissional dos estudantes, o IFCE adota uma série de ações que influenciam a autonomia dos estudantes dentro da instituição. Para tanto, a instituição já conta com cinco incubadoras de empresas distribuídas nos campi do estado. Agora, você sabe qual a diferença de incubadoras de empresas para as empresas juniores?

As primeiras são resultados da iniciativa empreendedora dos alunos que, interessados em implantar uma empresa, recebem o incentivo da instituição para que possam dar os primeiros passos nessa direção, além de experimentar conhecimentos profissionais. Depois de adquirida autonomia, a empresa incubada passa a caminhar independente da atuação do Instituto, sendo propriedade dos empreendedores responsáveis por ela.

As empresas juniores, por sua vez, são frutos do interesse pelo aprimoramento prático do aprendizado adquirido em sala de aula, portanto, sem fins lucrativos. Toda a renda adquirida por elas é revertida para a melhoria de suas instalações, como mobiliário, equipamentos, softwares, bem como bolsas para os estudantes em processo de estágio na empresa. Assim, também é um laboratório para os estudantes dos cursos do IFCE.

Deborah Sampaio - Reitoria