Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Formação inicial retrata boas histórias

Formação inicial retrata boas histórias

Cursos FIC levam capacitação e incentivo aos estudos para o publico atendido
última modificação: 15/06/2016 09h58
Exibir carrossel de imagens Os cursos FIC têm grande aceitação pela comunidade (Foto: Quezia Souto)

Os cursos FIC têm grande aceitação pela comunidade (Foto: Quezia Souto)

Promover educação inclusiva e de excelente qualidade é um dos objetivos do Instituto Federal do Ceará (IFCE), que atua buscando meios de inserir a comunidade em um processo de qualificação que repercuta em impactos no desenvolvimento social, regional e nacional. Nesse sentido, são realizados ao longo do ano diversos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), nos campi que compõem a instituição, sob gerenciamento da pró-reitoria de Extensão (Proext).

Os cursos FIC objetivam a capacitação, o aperfeiçoamento e a atualização constantes com iniciativas de educação profissional e tecnológica, sendo o ponto de partida para o ingresso no mercado de trabalho pelos atendidos - e mesmo para a qualificação necessária para a permanência deles no emprego. O propósito dos cursos é habilitar os educandos à atuação em áreas específicas do conhecimento em um processo permanente de aperfeiçoamento.

Rubênia Fontes Gondim, 27 anos, que fez o curso de recepcionista, no campus de Guaramiranga, relata que quando começou a trabalhar como recepcionista no município não tinha formação nenhuma, mas depois do conhecimento adquirido passou a sentir-se “uma pessoa formada”. E completa frisando que “mesmo sendo rápido, o curso foi excelente e com muitas informações necessárias, o que influenciou diretamente em um empenho muito maior no trabalho, em que estou até hoje”.

É exatamente por meio da filosofia da formação inicial e continuada que são promovidos treinamentos essenciais para a inserção e permanência dos educandos, mediante também a continuidade das ações. “As capacitações proporcionadas permitem a atualização das experiências profissionais adquiridas, com as quais o trabalhador tem a oportunidade de ampliar suas competências profissionais”, diz Zandra Dumaresq, pró-reitora de Extensão do IFCE.

Com isso, o IFCE lança oportunidades de democratização da educação profissional e tecnológica para os diferentes segmentos da sociedade, contando com parcerias de empresas, instituições, associações e organizações não governamentais.  Pessoas em situação de desemprego, pessoas que não tiveram acesso à escolarização em tempo regular, bem como micro e pequenos empresários também são alguns dos públicos atendidos pelo programa.

A pró-reitora Zandra Dumaresq observa que, além da empregabilidade, os cursos FIC se apresentam como fator de incentivo aos alunos atendidos para que verticalizem os estudos ingressando em cursos regulares de outros níveis de ensino no IFCE e, assim, deem continuidade à formação profissional e tecnológica. É o que ocorreu exatamente com a egressa Rubênia do curso FIC de Guaramiranaga. Hoje ela retornou ao IFCE, mas já como aluna do técnico em Hospedagem.

Avanços

Os cursos FIC do IFCE tiveram um avanço significativo nos últimos anos. “No início de 2013, tínhamos somente um formalizado na Proext, oferecido em Limoeiro do Norte. Com a regulamentação dos cursos pela pró-reitoria, houve maiores interesse e incentivo, motivando os campi a oferecerem cursos nas diversas áreas de atuação do IFCE, consoante com as demandas da comunidade local”, diz Zandra, que menciona haver atualmente 56 cursos, em 18 campi do IFCE.

Deborah Sampaio – reitoria

registrado em: , ,