Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Extensão promove Encontro Afro-brasileiro e Indígena
conteúdo

Notícias

Extensão promove Encontro Afro-brasileiro e Indígena

Gestores e pesquisadores debatem acesso de comunidades às políticas afirmativas
última modificação: 16/12/2015 15h31

A Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal do Ceará (Proext/IFCE) promoverá, nos dias 18 e 19 de junho,  no campus de Baturité, o I Encontro para estudos afro-brasileiros e indígenas, cujo objetivo central será o de formentar a criação de núcleos de estudos sobre a temática no âmbito institucional. Com isso, a Proext, apoiada pelos campi de Baturité e de Caucaia e, também, pela Diretoria de Assuntos Estudantis, buscará ampliar a discussão sobre as condições de  acesso e permanência de indigênas e de quilombolas aos cursos e serviços oferecidos pelo IFCE.  

A iniciativa persegue, sobretudo, uma aproximação com as  comunidades indigenas e quilombolas, a fim de que sejam desenvolvidadas atividades extensionistas e abertas  novas frentes de atuação. A ação reunirá representantes de instituições que, historicamente, têm atuado com políticas públicas voltadas para esses grupos sociais, por exemplo, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), além de  professores, técnicos e estudantes da UFC e do IFCE. 

As mesas redondas levantarão discussões sobre os seguintes assuntos: lideranças etnícas, culturais, territoriais e suas estratégias de abordagem social; resistências, desafios e perspectivas no cenário indígena e quilombola no Ceará. O Encontro ainda contará com apresentações culturais, troca de experiências entre os campi, trilha histórica na comunidade indígena Kanindé Aratuba e visita às comunidades quilombolas da Serra do Evaristo - Maciço de Baturité.

 

Por Antônio Alencar - Reitoria