Notícias
Extensão pré-seleciona projetos para MEC
A pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal do Ceará está recebendo, viasisproext.mec.gov.br, até 23 de abril, as propostas de projetos para a área, que desejem pleitear financiamento do Programa de Extensão Universitária – Proext 2016 do Ministério da Educação. Após seleção interna, conforme previsto em edital, os projetos institucionais serão homologados junto ao MEC.
De acordo com a pró- reitora de Extensão do IFCE, Zandra Dumaresq, o programa do MEC, ao lado da iniciativa institucional – Papex, assegura condições estruturais e financeiras para a promoção de ações na área, ampliando a troca de conhecimentos e saberes entre os campi e a sociedade, fortalecendo o desenvolvimento social e tecnológico.
Para este ano, o IFCE teve aprovado no Proext o Programa Fisicarte, no campus de Sobral, que deverá proporcionar o contato da população do norte do estado com conceitos e equipamentos relacionados à ciência e a tecnologia. Em 2014, o campus de Iguatu desenvolveu, também com financiamento do MEC, os projetos ‘Promoção e prevenção da tuberculose na vila Cajazeiras’ e ‘Rede Iguatu contra o crack’. Já o campus de Crateús está finalizando a ‘Experimentação participativa com agricultores familiares voltada para a sustentabilidade na produção agroecológica na região semiárida’.
O PROEXT 2016 contempla 20 linhas temáticas, com os respectivos subtemas. As propostas poderão concorrer ao financiamento de até R$ 100.000,00, por projeto, e R$ 300.000,00, por programa. Mais informações: http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=490id=12243option=com_contentview=article
Imagem: Alunas do bacharelado em Serviço Social do campus de Iguatu em momento de sensibilização com moradores da Vila Cajazeiras, atividade prevista no projeto de prevenção da tuberculose (foto: arquivo)
Márlen Danúsia- reitoria