Notícias
Extensão identifica ações dos campi
A pró-reitoria de Extensão, por meio de seus integrantes, realiza diagnóstico junto aos campi para, inicialmente, identificar as ações da área já desenvolvidas nas 23 unidades em funcionamento no Estado e, posteriormente, fortalecer e articular as iniciativas.
A pró-reitora de extensão, Zandra Dumaresq, explica que muitos cidadãos e até mesmo servidores e alunos dos campi não conhecem as iniciativas desenvolvidas em favor da comunidade, aproximando o Instituto Federal do Ceará de vários segmentos sociais. Há muitos bons exemplos, que merecem, na opinião da gestora, ser compartilhados. “O Centro de Equoterapia, em Iguatu, o projeto para a terceira idade, Raízes da Vida, em Fortaleza são algumas experiências exitosas, que devem ser levadas a outras unidades do Instituto Federal do Ceará”.
A gestora acrescenta que, dentre as ações previstas no sentido de articular as ações de extensão do IFCE, está a criação de comissão técnica de acessibilidade para ajudar a agilizar a implantação do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais- Napne em todos os campi do IFCE. Em paralelo, continua, estão sendo reservadas vagas para professores de libras e tradutores da língua de sinais.
Essas iniciativas integram a primeira etapa de planejamento da pró reitoria de Extensão do IFCE, instituição que sempre teve em suas antecessoras – CefetCE e ETFCE- forte tradição extensionista.
Márlen Danúsia - reitoria