Notícias
Experiências Exitosas são destaque na Reditec
Ter um espaço para dividir boas práticas já se tornou uma tradição dentro da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec). A Mostra de Experiências Exitosas é um lugar para o compartilhamento de ações bem sucedidas que cada instituição da rede federal de educação profissional e tecnológica desenvolve nos eixos de ensino, pesquisa aplicada ou inovação, extensão e gestão administrativa.
Ao todo, 98 propostas de trabalhos foram submetidas à avaliação da Comissão Temática e Científica por 28 instituições. Dessas, 16 experiências de nove unidades foram escolhidas – quatro em cada área – para serem socializadas com os demais colegas da rede federal de EPT durante a Reditec 2015, que ocorre de 20 a 23 de outubro, na Fábrica de Negócios, em Fortaleza. Um dos pontos altos da programação, a mostra será realizada nos dias 21 e 22.
A área mais procurada para apresentar experiências foi a da Extensão, com 38 projetos inscritos. Entre os selecionados está o único representante do IFCE, instituição anfitriã da Reditec. O Centro de Equoterapia Galopes da Inclusão, coordenado por uma equipe multidisciplinar composta por nove profissionais do campus de Iguatu, funciona há três anos e atende a 12 pessoas com deficiências diversas. O método terapêutico e educacional utiliza o cavalo em uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial e a reabilitação do praticante de forma integral.
No campo do ensino, vão ser apresentadas experiências com perspectivas inovadoras para a educação, como a produção de tecnologias educacionais (Instituto Federal do Pará), as ações inclusivas do Colégio Pedro II (RJ) e as práticas do Observatório da Diversidade (Instituto Federal do Rio Grande do Norte). Já na área da pesquisa, o destaque fica com a criação de um aplicativo de acompanhamento de bancos de sangue para doação em Alagoas e um sistema para recuperação de áreas degradadas, principalmente nascentes em áreas sob influência de resíduos sólidos a céu aberto no Pará.
Para mais informações, acesse a página do evento.
Imagem: Rebeca Casemiro
Andressa Souza - Comissão de Comunicação e Identidade Visual