Notícias
Expansão do ensino profissional é debatida
Uma mesa redonda bastante prestigiada pelos participantes abriu os trabalhos do terceiro dia de Reditec, na manhã desta quinta-feira, 22 de março. O momento foi mediado pelo reitor do Instituto Federal Fluminese, Luiz Augusto Caldas Pereira e tratou sobre “A expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica alinhada ao Plano Nacional de Educação (PNE)”.
Três palestrantes interagiram com os presentes: a diretora de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Nilva Schrorder; o secretário de Meio Ambiente do Estado do Ceará e ex-deputado Federal, Artur Bruno; e o coordenador do Laboratório de Estudos do Trabalho de Qualificação Profissional da UFC, Enéas Arrais Neto.
Um dos defensores do PNE, Artur Bruno frisou a importância do plano para o avanço da educação brasileira. “ Temos que buscar nesses próximos 10 anos fazer valer o direito de ofertarmos educação a todos os brasileiros”. Já Enéas Neto ressaltou a importância dos IFs para o desenvolvimento do País. “ Os Institutos Federais são o que de melhor existe na educação brasileira”.
A agenda de fortalecimento da educação profissional e tecnológica alinhada ao PNE foi refletida e debatida por Nilva Schrorder, que destacou as metas 10 e 11 do PNE e o desafio de diminuir a evasão escolar. “Uma das metas da nossa rede federal de educação profissional e tecnológica é colocar o jovem dentro da sala de aula e, ao mesmo tempo, no mercado de trabalho”.
Antes do início da mesa redonda, o Grupo de Sons Transversais do campus de Fortaleza do IFCE realizou uma apresentação para os dirigentes que participam da Reditec. Um dos momentos mais esperados da programação da Reditec ocorre na tarde desta quinta-feira, às 16 horas, quando o ex-ministro da Educação Cid Gomes receberá a medalha Luiz Inácio Lula da Silva.
Para acompanhar a cobertura em tempo real da Reditec, acesse o site e a fan page oficiais do evento.
Rafael Oliveira - Comissão de Comunicação e Identidade Visual