Notícias
JIFs reúnem mais de mil atletas em Fortaleza
ETAPA NACIONAL
Uma das principais competições do esporte escolar e universitário no país desembarca em Fortaleza a partir da próxima terça-feira (16). A Etapa Nacional dos Jogos dos Institutos Federais 2018 promete sacudir o Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO) por uma semana, período que promete fortes emoções para os atletas e a torcida.
O evento é organizado pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), em parceria com outras instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
Toda a programação dos Jogos é gratuita e aberta ao público. A cerimônia de abertura acontece na terça (16), às 19h30, no ginásio do CFO, com diversas apresentações regionais. A festa também contará com a presença do ministro da Educação, Rossieli Soares.
Os números dão uma ideia do tamanho da competição. Mais de mil atletas, representantes de 24 estados e do Distrito Federal, vão lutar por medalhas e troféus em 11 modalidades: atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.
A equipe de organização conta com mais de 200 pessoas, entre servidores, colaboradores terceirizados e alunos – sobretudo os do curso tecnólogo de Gestão Desportiva e de Lazer, do campus do IFCE em Fortaleza. "É um dos únicos cursos de graduação do país nessa área. No evento, os estudantes colocam em prática tudo o que foi repassado em sala de aula", destaca Kleber Ribeiro, coordenador geral da Etapa Nacional dos JIFs 2018. A equipe fez um meticuloso planejamento para garantir que tudo corra bem em pontos como transporte, alimentação e hospedagem.
Diferente de outras edições dos Jogos Nacionais, a versão cearense permitirá que todas as disputas se concentrem em um só espaço – graças às dimensões do CFO, que reúnem, em 85 mil m², as condições ideais para que os atletas busquem seus melhores resultados.
A delegação cearense tem 180 atletas e vem embalada para a disputa dos jogos. Recentemente, o Time IFCE alcançou uma marca importante ao melhorar o desempenho obtido na fase regional dos jogos, realizada em setembro na cidade de Natal/RN. Na ocasião, os IFCeanos conquistaram 30 medalhas e 10 troféus – o dobro em relação ao desempenho alcançado em 2017, quando o próprio IFCE sediou a etapa Nordeste, também no CFO, em Fortaleza.
Responsabilidade dobrada
Com a aproximação dos jogos, cresce a expectativa das principais estrelas do evento - os atletas, claro. Quem vai entrar em quadra, pista, campo ou outras arenas já sente o coração acelerar. Mas e como fica a adrenalina de quem vai disputar mais de uma modalidade? É o caso da estudante Luana Beatriz Ferreira, de 19 anos. Ela, que é aluna do curso técnico em Metalurgia do campus de Caucaia, vai buscar medalhas tanto no judô quanto no vôlei de praia. Luana vai para a competição motivada por bons resultados na Etapa Nordeste 2018: No judô, conquistou o primeiro lugar na categoria -57kg, o segundo lugar na categoria absoluto e segundo também na categoria por equipes. No vôlei de praia, obteve o quarto lugar geral.
Questionada sobre o desafio de mandar bem em territórios tão diferentes (tatame e areia), ela destaca a força do Time IFCE e a importância do apoio da torcida cearense. "Bate aquele nervosismo e também ansiedade. Afinal, está chegando o dia. Mas acredito no meu potencial e no da nossa delegação. Agora vamos jogar em casa. Se em Natal, com uma torcida menor, conseguimos bons resultados, podemos fazer ainda melhor diante dos nossos torcedores", disse a aluna.
Outra atleta versátil é Sandy Januário, aluna do curso técnico em Edificações do campus Quixadá. Em 2016 ela começou nas competições escolares jogando handebol. Em 2017 acabou descobrindo outro talento - o tênis de mesa. No mesmo ano, vieram as primeiras medalhas na nova paixão: segundo lugar individual e o primeiro lugar no coletivo, conquistas obtidas na etapa estadual dos jogos, e o segundo lugar nas duplas, conquistado na Etapa Nordeste em Fortaleza.
O ano de 2018 reservou surpresas ainda melhores para Sandy: a conquista da medalha de ouro no Handebol na Etapa Nordeste em Natal representou a glória máxima para ela. Uma vitória que alavanca o desejo por voos mais altos. "Nos preparamos muito bem, com foco. Vamos buscar o título nacional com muita garra", destacou a atleta, que vestirá orgulhosamente o uniforme do Time IFCE.
Confira aqui a programação dos jogos.
Dowglas Lima