Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Estudante do IFCE é selecionada para intercâmbio no Egito
conteúdo

Notícias

Estudante do IFCE é selecionada para intercâmbio no Egito

INTERNACIONALIZAÇÃO

Sofia Duarte é aluna do campus Juazeiro do Norte
última modificação: 20/03/2024 17h25
Sofia é natural de Altaneira, no sul do Ceará

Sofia é natural de Altaneira, no sul do Ceará

A estudante Sofia Duarte Sampaio Macedo, do curso técnico integrado em Edificações do campus de Juazeiro do Norte, foi selecionada para um intercâmbio no Egito através do programa AFS Global STEM Academies 2024. A bolsa é uma oportunidade de intercâmbio financiada pela empresa global BP em parceria com o AFS - organização mundial de educação intercultural que se constitui em um movimento para desenvolver e engajar cidadãos globais.

Foram 11 estudantes brasileiros selecionados no total para vários destinos, sendo três da Rede Federal.

Sofia é natural de Altaneira, no sul do Ceará. A jovem seguirá na segunda metade de julho para um período de quatro semanas no Egito. Ela conta que sempre desejou realizar um intercâmbio fora do país, e relembra que a oportunidade surgiu quando ela começou a pesquisar sobre intercâmbios de férias.

"Nessa busca, com a ajuda de minha mãe e de uma tia, (Tia Mari), pesquisamos sobre a AFS, gostamos da proposta e do histórico da organização, então resolvi me candidatar", explicou a estudante.

Foram dois meses de processo seletivo. A primeira fase consistiu em uma série de questões subjetivas sobre o programa e sobre as habilidades escolares na área de STEM (Science, Technology, Engineering, Mathematics - Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), além da temática Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade Global.

Na segunda fase ocorreu uma entrevista nos dois idiomas: português e inglês, também sobre esses temas e sobre a própria Sofia.

"Com o resultado positivo de uma bolsa integral, eu sinto que começo a realizar meus sonhos. O programa consiste em 12 semanas de intercâmbio virtual e, depois de completar o currículo virtual, vamos viajar em uma experiência imersiva de 4 semanas no Egito. Nossa felicidade é muito grande. E o entusiasmo sobre o intercâmbio, sobre conhecer novas culturas e novas pessoas, e experiências de vida, me deixa animada, por ter sido uma das onze aprovações do Brasil, dentre milhares. No final, depois de desenvolver um projeto final ganhamos o Certificado Avançado de Competência Global para o Impacto Social, atribuído pela AFS e pelo Centro de Estratégia de Impacto Social da Universidade da Pensilvânia", comemorou a jovem.

O assessor de Relações Internacionais do IFCE, Gutenberg Albuquerque Filho, celebrou a aprovação de Sofia. "Somos parceiros do AFS desde 2008 e havíamos enviado intercambistas para Hungria, México e Tailândia, e recebemos um estudante do próprio Egito. É muito bom escrever uma nova página nessa história".

O AFS Global STEM Academies

O programa que contemplou Sofia é uma iniciativa que combina a aprendizagem digital e presencial, reunindo jovens de mais de 18 países de todo o mundo, nos quais os acadêmicos enriquecem os seus conhecimentos de sustentabilidade e competências STEM através de um currículo interativo e prático, enquanto desenvolvem competências globais críticas, incluindo a resolução de problemas, competências analíticas, compreensão intercultural, e inovação social.

As Academias começam com um currículo virtual de e-learning de 12 semanas (a partir de casa), envolvendo-se em competências globais, impacto social, e workshops centrados na sustentabilidade, com conteúdos co-desenvolvidos pelo AFS e pelo Centro de Estratégia de Impacto Social da Universidade da Pensilvânia. A parte virtual do programa culmina com projetos de impacto social liderados por estudantes e apresentações que oferecem soluções potenciais para desafios do mundo real, com ênfase na sustentabilidade e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, incluindo os tópicos das alterações climáticas e da transição energética.

Depois de completar o currículo virtual, os acadêmicos viajam numa experiência imersiva de 4 semanas para um dos quatro destinos da Academia: China, Egito, Índia ou EUA. A programação da Academia centra-se nas competências críticas STEM e na compreensão intercultural para a sustentabilidade global, bem como na imersão cultural local. Os acadêmicos participam no serviço comunitário e têm a oportunidade de visitar operações locais inovadoras e focadas na sustentabilidade para ver em primeira mão como as empresas e organizações estão a utilizar as competências da STEM na prática para enfrentar os desafios da indústria e da sociedade, particularmente em torno da sustentabilidade.

Os acadêmicos do programa ganham o Certificado Avançado de Competência Global para o Impacto Social, atribuído pela AFS e pelo Centro de Estratégia de Impacto Social da Universidade da Pensilvânia.

Confira os aprovados da Rede Federal:

Cecília de Lima Câmara - Estudante de Parnamirim, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e contemplada com a bolsa para a China;

Sofia Duarte - Estudante de Altaneira, do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e contemplada com a bolsa para o Egito;

Alex Silva - Estudante de Ananindeua, do Instituto Federal do Pará (IFPA) e contemplado com a bolsa para os Estados Unidos.