Notícias
Ensino remoto é prorrogado até 31 de dezembro de 2021
PANDEMIA
Os membros do Conselho Superior do Instituto Federal do Ceará (CONSUP-IFCE) decidiram, na tarde desta terça-feira (10/08), por unanimidade, pela continuidade do ensino remoto até o dia 31 de dezembro de 2021, em todas as unidades da instituição, em face da situação de emergência mundial em saúde ocasionada pela pandemia da Covid-19.
Os conselheiros também decidiram que serão discutidas, nas próximas reuniões, possibilidades de retorno gradual de atividades presenciais necessárias à garantia da continuidade do rendimento acadêmico dos alunos, como práticas em laboratórios e atividades para a conclusão de cursos, mediante protocolos de segurança. Atualmente, algumas atividades presenciais ocorrem em casos de atividade de pesquisa e estágios, mediante resoluções vigentes.
Para tanto, será apreciado relatório final da comissão instituída pela Portaria nº 744, que contará com análise de indicadores epidemiológicos da Covid-19, além de índices de vacinação da população em geral, bem como da comunidade acadêmica, entre servidores, colaboradores e alunos, para tomada de decisões seguras.
Essa comissão, formada em junho deste ano, está responsável por analisar o planejamento para a possibilidade do retorno às atividades presenciais. Diante disso, será proposta a adoção de metodologias de avaliação e planejamento para o retorno presencial às atividades na instituição, mediante análise de indicadores epidemiológicos e checklist para atendimento aos protocolos de biossegurança. A retomada deverá ocorrer em fases, de forma gradual, com as condições adequadas e medidas sanitárias seguras.
Na reunião ordinária foi aprovada, ainda, a Resolução ad referendum nº 41, de 27 de julho de 2021, que prorrogou o ensino remoto no IFCE até o dia 15 de agosto próximo, a fim de que o Consup pudesse decidir sobre a pauta. “Todas as tomadas de decisão da instituição objetivam salvaguardar o bem mais precioso, qual seja a vida, tanto da comunidade acadêmica quanto da população”, disse o reitor Wally Menezes.
Deborah Sampaio - DCS/Reitoria