Você está aqui: Página Inicial > Noticias > ENERGIFE contempla mais três campi do IFCE

ENERGIFE contempla mais três campi do IFCE

EXTENSÃO

Pecém, Tabuleiro do Norte e Limoeiro do Norte ofertarão 180 vagas de qualificação profissional
última modificação: 04/04/2023 13h36

O Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética nas Instituições Federais de Educação (ENERGIFE), estruturado no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação (MEC), contemplou ontem (03), mais três campi do IFCE: Pecém, Tabuleiro do Norte e Limoeiro do Norte.

A boa notícia foi recebida com entusiasmo e surpresa pelo professor Reinaldo Bezerra Braga, da Coordenadoria de Empreendedorismo e Incubadoras (CEI) da Pró-reitoria de Extensão (PROEXT). "Em 2022, aprovamos apenas os campi de Cedro, Jaguaribe e Maracanaú; Pecém, Tabuleiro e Limoeiro ficaram na lista dos classificáveis. Ontem fomos informados, por meio de uma ligação dos organizadores do ENERGIFE, que os campi classificáveis também tinham sido contemplados com o recurso e que o IFCE atualizasse o plano de trabalho", explica.

Reinaldo explica que a previsão orçamentária até ano passado era de 720 mil reais. Com a entrada dos três campi que estavam classificáveis, este valor foi para 1.080.000 reais. "Aprendemos muito com a primeira edição do ENERGIFE em 2022. Estamos justamente na fase de prestação de contas desta primeira edição", detalha. O novo orçamento deverá ser dividido igualmente entre os três campi: 120 mil reais para cada unidade. Os calendários de aberturas de turmas ainda serão definidas pelos coordenadores locais de cada campus".

Cada um dos três campi  - Pecém, Tabuleiro do Norte e Limoeiro do Norte - ofertará duas turmas de 30 alunos, uma iniciando ainda neste ano e outra no próximo ano. Ao todo serão beneficiados 180 pessoas. A finalidade é a oferta de cursos de qualificação profissional com carga horária de 200 horas, composta por 10 disciplinas, abrangendo atividades teóricas e práticas.

O foco do ENERGIFE é o público externo, porém também são aceitos alunos regulares do IFCE. Poderão se inscrever, conforme definido no Art. 2o da Lei no 12.513, de 26 de outubro de 2011, maiores de 18 anos com Ensino Fundamental I (1o a 5o ano) completo, conforme exigência do Guia Pronatec FIC (Portaria SETEC no 12, de 3 de maio de 2016.

O objetivo do ENERGIFE é formar profissionais para instalar, montar, operar e manter sistemas fotovoltaicos de acordo com as normas técnicas e procedimentos técnicos e regulamentares, garantindo qualidade e segurança da instalação dos sistemas fotovoltaicos, com o melhor aproveitamento da conversão da irradiação solar em energia elétrica e respeitando o meio ambiente.

Mais informações, como processos seletivos e a lista de disciplinas dos cursos, podem ser consultadas na página do ENERGIFE de 2022 aqui.

Cláudia Monteiro - jornalista da reitoria do IFCE