Notícias
Encontro dos Napnes mobiliza discussões importantes
Com o tema “Educação inclusiva: direitos, saberes e vivências”, houve mais uma edição do Encontro dos Napnes, de 1º a 3 de agosto, promovido pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), com apresentações culturais, palestras, mesas redondas, oficinas e vivências para discutir o acesso e a permanência com êxito dos estudantes com deficiência na instituição. Em sua quarta edição, o encontro promoveu discussões sobre as políticas a serem adotas pelo IFCE no sentido de contribuir com ações direcionadas aos servidores com deficiência e à comunidade externa.
Momento marcante foi o de multiplicação de ações que foram realizadas pelo campus de Jaguaruana no atendimento a estudantes com deficiência matriculados na unidade, com apoio da Coordenadoria de Projetos Especiais da Pró-reitoria de Extensão (Proext) e do Napne do campus de Limoeiro do Norte. Jaguaruana contou com a atuação de uma equipe multidisciplinar, que conduziram adaptações pedagógicas necessárias para receber os estudantes diante das especificidades apresentadas. Com o envolvimento do grupo no trabalho, as necessidades foram adotadas garantindo a permanência dos estudantes.
Segundo o coordenador de Projetos de Inclusão Social do IFCE, Agebson Façanha, as discussões acerca da adaptação curricular e de flexibilização curricular, que foram levantadas no evento, vão além de questões sobre infraestrutura, englobando iniciativas de ajustamento pedagógico dos cursos para melhor atender a cada tipo de deficiência. O assunto dos instrumentais para atuação e atualização do regimento interno trouxeram reflexões aos participantes sobre a definição do atendimento e do público alvo dos Napnes, com a participação do representante da Setec/MEC, Franclin Nascimento.
Napnes
Os Napnes têm a missão de contribuir e promover a acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência do IFCE, além de estimular os envolvimentos de todos os setores da instituição, principalmente no aspecto atitudinal, barreira mais difícil de transpor, devido ao desconhecimento da sociedade sobre a temática.