Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Empresariado visita Polo de Inovação Fortaleza
conteúdo

Notícias

Empresariado visita Polo de Inovação Fortaleza

IFCE é um dos cinco institutos do país contemplados com o Polo
última modificação: 13/04/2016 13h58
Polo de Inovação Fortaleza (foto: Filiphe Sá)

Polo de Inovação Fortaleza (foto: Filiphe Sá)

Grupo formado por 15 empresários e lideranças industriais visitou os laboratórios do Instituto Federal do Ceará (IFCE), com o intuito de conhecer suas instalações, as quais abrigarão o Polo de Inovação Fortaleza, recém-conquistado pela instituição, por meio de chamada pública, realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), no ano passado.

As visitações ocorreram, na quinta-feira, 28 de janeiro, no campus de Fortaleza. Participaram do encontro o reitor do IFCE Virgílio Araripe, a diretora de implantação do Polo Cristiane Borges, o diretor geral do campus de Fortaleza Moisés Mota e pesquisadores do instituto federal.

O Ceará recebeu um dos cinco Polos de Inovação criados no País, selecionados pela Embrapii, juntamente com os estados de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e da Bahia. Somados os valores que serão direcionados aos cinco institutos federais, serão quase 90 milhões de reais direcionados pelo de ação dos Polos Embrapii IF (PEIF).

De acordo com Cristiane Borges, a importância do Polo de Inovação Fortaleza está em “proporcionar, com projetos de inovação tecnológica, o fortalecimento de um modelo voltado para a competitividade de pequenas, médias e grandes empresas do setor industrial”.

O Polo atua na área de Sistemas Embarcados e Mobilidade Digital, de modo a possibilitar a articulação dos setores industriais com os programas de pós-graduação que oferece, bem como os programas de outras instituições. Com isso, integrando, ainda mais, as atividades de ensino, pesquisa e extensão com o mercado.

A unidade é diretamente ligada à reitoria do IFCE, inserindo-se dentro do contexto das linhas de atuação do instituto, quais sejam a inovação, a integração com a indústria e com núcleos de pesquisa e de pós-graduação e de inovação nacionais e internacionais. A visitação do grupo ao Polo é parte das ações de execução dos projetos de inovação das empresas, demandados por meio de propostas técnicas submetidas em 2015.

 Com informações da FIEC e da Embrapii

Deborah Sampaio - reitoria