Notícias
Emoção marca posse de 217 novos docentes do IFCE
EXPANSÃO
A pequena Carolina, de apenas 7 meses, teve a felicidade de, mesmo tão pequena, participar de um momento inesquecível na vida de sua mãe, a professora Natália Hack. Com a filha no colo o tempo todo, a docente tomou posse nesta quarta-feira, 24, como uma dos 217 novos educadores que passam a fazer parte do quadro de servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Essa foi apenas uma das várias cenas de emoção que marcaram a solenidade realizada nos jardins da reitoria da instituição, em Fortaleza.
Famílias inteiras, casais, muitas fotos, vídeos e até algumas lágrimas coroaram a noite de recepção dos novos docentes. Para Natália, que vai lecionar na área de Reprodução Animal no campus de Crateús, a admissão ao IFCE foi a coroação de uma trajetória acadêmica até o doutorado. “Estudamos muito para chegar a um emprego como esse. É uma caminhada acadêmica muito longa, então é um momento de bastante felicidade”, resumiu.
Ela e os demais empossados foram lotados em 24 unidades do IFCE. A solenidade teve a participação do reitor Virgílio Augusto Sales Araripe, dos pró-reitores e diretores-gerais de campi, que cumprimentaram pessoalmente os novos docentes no palco montado para a solenidade. Os servidores assinaram termo de posse após a solenidade e participam de Seminário de Iniciação ao Serviço Público nestas quinta e sexta-feira (25 e 26) no Auditório Castello Branco do campus de Fortaleza.
Em seu discurso, o reitor deu as boas-vindas aos servidores e pediu a todos que abracem a causa da educação pública. “Sabemos que a presença de um campus do IFCE com excelentes professores provoca transformações positivas na região, na cidade e nas famílias dos estudantes. Vocês chegam para reforçar o trabalho do Instituto ao longo de sua história centenária. São mais de 32 mil alunos e quase 4 mil servidores nessa grande união em prol da sociedade cearense e brasileira”, disse.
Entre os novos docentes, há também aqueles que estão retornando para casa. É o caso do professor José Olinda da Silva, egresso do campus de Cedro e que tomou posse para a mesma unidade. “Quando vi o concurso abrir para a área que atuo, que é a de Computação de Algoritmo, e para o IFCE, foi o casamento perfeito. Tendo vaga para o Cedro então, a felicidade ficou completa”, exaltou.
Caso parecido com o da professora Dayane de Andrade Lima, egressa do campus de Limoeiro do Norte e que agora lecionará na unidade de Morada Nova. “Sempre falo com muito orgulho de ser ex-aluna do IFCE. Eu já estava atuando como docente no IF do Pará e é muito bom voltar para contribuir com a instituição onde me formei”, disse.
Nova posse e concursos
Nos próximos meses, mais uma posse de cerca de 80 servidores, entre docentes e técnicos administrativos, deve ser realizada pelo IFCE, conforme informações do pró-reitor de Gestão de Pessoas, Ivam Holanda de Sousa. O gestor anunciou também que há a previsão de realização de concurso para as duas carreiras ainda em 2019, porém a relação dos cargos e o quantitativo de vagas só serão definidos após a próxima posse e a finalização dos concursos de remoção interna em andamento.
Ícaro Joathan - Reitoria