Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Emoção marca posse de 217 novos docentes do IFCE
conteúdo

Notícias

Emoção marca posse de 217 novos docentes do IFCE

EXPANSÃO

Novos servidores foram empossados em solenidade nos jardins da reitoria e iniciam atividades em 24 campi distintos
última modificação: 29/04/2019 09h17
Exibir carrossel de imagens Docentes lecionarão em diversas áreas do conhecimento

Docentes lecionarão em diversas áreas do conhecimento

A pequena Carolina, de apenas 7 meses, teve a felicidade de, mesmo tão pequena, participar de um momento inesquecível na vida de sua mãe, a professora Natália Hack. Com a filha no colo o tempo todo, a docente tomou posse nesta quarta-feira, 24, como uma dos 217 novos educadores que passam a fazer parte do quadro de servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Essa foi apenas uma das várias cenas de emoção que marcaram a solenidade realizada nos jardins da reitoria da instituição, em Fortaleza.

Famílias inteiras, casais, muitas fotos, vídeos e até algumas lágrimas coroaram a noite de recepção dos novos docentes. Para Natália, que vai lecionar na área de Reprodução Animal no campus de Crateús, a admissão ao IFCE foi a coroação de uma trajetória acadêmica até o doutorado. “Estudamos muito para chegar a um emprego como esse. É uma caminhada acadêmica muito longa, então é um momento de bastante felicidade”, resumiu.

Ela e os demais empossados foram lotados em 24 unidades do IFCE. A solenidade teve a participação do reitor Virgílio Augusto Sales Araripe, dos pró-reitores e diretores-gerais de campi, que cumprimentaram pessoalmente os novos docentes no palco montado para a solenidade. Os servidores assinaram termo de posse após a solenidade e participam de Seminário de Iniciação ao Serviço Público nestas quinta e sexta-feira (25 e 26) no Auditório Castello Branco do campus de Fortaleza.

Em seu discurso, o reitor deu as boas-vindas aos servidores e pediu a todos que abracem a causa da educação pública. “Sabemos que a presença de um campus do IFCE com excelentes professores provoca transformações positivas na região, na cidade e nas famílias dos estudantes. Vocês chegam para reforçar o trabalho do Instituto ao longo de sua história centenária. São mais de 32 mil alunos e quase 4 mil servidores nessa grande união em prol da sociedade cearense e brasileira”, disse.

Entre os novos docentes, há também aqueles que estão retornando para casa. É o caso do professor José Olinda da Silva, egresso do campus de Cedro e que tomou posse para a mesma unidade. “Quando vi o concurso abrir para a área que atuo, que é a de Computação de Algoritmo, e para o IFCE, foi o casamento perfeito. Tendo vaga para o Cedro então, a felicidade ficou completa”, exaltou.

Caso parecido com o da professora Dayane de Andrade Lima, egressa do campus de Limoeiro do Norte e que agora lecionará na unidade de Morada Nova. “Sempre falo com muito orgulho de ser ex-aluna do IFCE. Eu já estava atuando como docente no IF do Pará e é muito bom voltar para contribuir com a instituição onde me formei”, disse.

Nova posse e concursos

Nos próximos meses, mais uma posse de cerca de 80 servidores, entre docentes e técnicos administrativos, deve ser realizada pelo IFCE, conforme informações do pró-reitor de Gestão de Pessoas, Ivam Holanda de Sousa. O gestor anunciou também que há a previsão de realização de concurso para as duas carreiras ainda em 2019, porém a relação dos cargos e o quantitativo de vagas só serão definidos após a próxima posse e a finalização dos concursos de remoção interna em andamento.

Ícaro Joathan - Reitoria