Notícias
Educação a Distância é agora Centro de Referência
A demonstração dos avanços obtidos com a tecnologização das atividades rotineiras encontrou, no ano de 2020, um significativo exemplo de como superar obstáculos utilizando as ferramentas tecnológicas. Na perspectiva do ensino remoto, o Instituto Federal do Ceará (IFCE) experimentou desafios, superou limites e consolidou a importância da educação na modalidade a distância, mantendo sua qualidade e eficiência.
Nesse sentido, o IFCE estabeleceu um marco na sua história, neste mês de dezembro, com a transformação da antiga Diretoria de Educação a Distância (DEad) no atual Centro de Referência em Educação a Distância (Cread). O Cread passa a ter como principais objetivos o fomento e o apoio à modalidade de ensino a distância, além do desenvolvimento do uso de tecnologias educacionais de forma sistêmica na instituição.
Márcio Damasceno, diretor de Educação a Distância do IFCE, explica que há seis níveis de institucionalização, onde se estabelecem a diretoria e o centro de referência em EaD. Uma das diferenças entre eles é que aquela não oferta cursos próprios em qualquer modalidade, sendo sua responsabilidade acompanhar, normatizar e supervisionar processos educacionais relativos à EaD, na instituição, estando a oferta de cursos restrita aos campi.
“Assim, com a implantação do Cread, outras atividades podem ser desenvolvidas. Além de gerenciar a produção de materiais didáticos para os cursos a distância da instituição, por exemplo, o centro desenvolverá planos, programas e projetos relacionados à educação profissional e tecnológica com foco na EaD. Também poderá ofertar cursos próprios, presenciais ou a distância, contando, inclusive, com docentes lotados na equipe” diz Márcio.
O diretor do Cread reforça o grande benefício para a instituição, com a capacidade de ampliação de oferta de cursos e de vagas, diante de uma gestão mais versátil, atendendo às demandas das comunidades interna e externa. “Terminamos um ano tão atípico e difícil com essa conquista de enorme potencial para o IFCE, tendo em vista, cada vez mais, a democratização do ensino técnico e superior no Brasil”, finaliza Márcio.
Ead no IFCE
O IFCE atua em EaD e tecnologias digitais desde 1994, com a realização de pesquisas e experimentações tecnopedagógicas. Em 2006, foi criado pela Portaria nº 234/GDG, de 14 de junho de 2006, o Núcleo de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (NTEAD), e, com a nova institucionalidade (de CefetCE para IFCE), fundou-se uma Diretoria de Educação a Distância, a DEaD, vinculada à Pró-Reitoria de Ensino.
Até chegar ao Cread, por meio da Resolução do Conselho Superior (Consup) do IFCE nº 41, de 22 de dezembro de 2020, diversas foram as ações realizadas no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, e inúmeras foram as parcerias firmadas ao longo dos anos. Programas como Universidade Aberta do Brasil (UAB), Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec, que depois se tornou a Rede e-Tec Brasil) e Mediotec são alguns dos projetos de sucesso.
Além disso, desde sua criação, a DEaD supervisionava cursos de especialização e de formação inicial e continuada, uma demanda que cresce de forma expressiva na instituição. Oito campi já ofertaram cursos de extensão em EaD com apoio da Diretoria, que também tem contribuído com a formação/capacitação de servidores (professores e técnicos administrativos) para atuarem com metodologias e ferramentas da educação a distância.
Deborah Sampaio – Reitoria
Com informações do Cread