Notícias
Edital do Proinfra 2022 é lançado pelo IFCE
PESQUISA
As inscrições propostas do Programa de Implantação de Infraestrutura para a Pesquisa e Inovação (Proinfra) do Instituto Federal do Ceará (IFCE), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI), iniciarão no dia 4 de outubro e seguirão até 2 de novembro. O Programa tem o objetivo de promover melhoria ou ampliação da infraestrutura de laboratórios de pesquisa e inovação da instituição, nas diversas áreas do conhecimento.
Os proponentes devem ser ser docentes efetivos do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFCE, com titulação de mestre ou doutor, não estar afastado ou em processo de afastamento integral superior a 90 dias durante o período de execução da proposta, ter produção recente (2017 a 2021), divulgada nos principais veículos de comunicação da área e devidamente inserida na Plataforma Lattes do CNPq, bem como demais requisitos do edital.
O programa tem o propósito de estimular pesquisadores e estudantes no desenvolvimento de atividades de pesquisa e inovação, de otimizar a capacidade de produção de pesquisa e inovação na instituição em diversas áreas do conhecimento, de incrementar a rede de laboratórios para prestação de serviços técnicos e tecnológicos, de promover o envolvimento de novos pesquisadores nas diversas áreas do conhecimento, entre outros.
Além disso, pretende aprimorar a infraestrutura necessária para o desenvolvimento de cursos de pós-graduação existentes e/ou possibilitar novos cursos, contribuir para a formação e o engajamento de recursos humanos em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, possibilitar maior interação entre atividades de desenvolvimento tecnológico e inovação, desenvolvidas no ensino técnico, de graduação e de pós-graduação.
O edital prevê a aplicação de recursos de até R$ 500.000, contemplando 22 projetos distribuídos em quatro faixas (nas faixas 1 e 2 podem concorrer proponentes com titulação mínima de mestrado e, nas faixas 3 e 4, titulação mínima de doutorado; ver tabela abaixo). Os recursos serão disponibilizados na forma de Cartão Pesquisador ao portador e deverão ser executados no período de 6 (seis) meses a partir da disponibilização dos valores.
*Para consultar o edital basta clicar aqui.