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EDIFCE publica e-book sobre Educação no pós-Covid
EDITORA
Como parte das comemorações do seu primeiro ano de funcionamento, a Editora do IFCE (EDIFCE) publicou no último dia 10 de abril o e-book A Educação diante do Espelho: Covid-19 e as janelas de responsabilidades na e no pós-pandemia, dos professores organizadores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, José Gllauco Smith Avelino de Lima Smith Avelino de Lima, Maria Elizabete Sobral de Paiva de Aquino e Ulisandra Ribeiro de Lima Silva.
Para Maria Elizabete Sobral de Paiva de Aquino, "a escolha pela editora EDIFCE se deu em razão de seu compromisso com a divulgação de conhecimentos que contribuem para refletir sobre as práticas humanas em seus diversos contextos de realização, bem como por se constituir como uma editora consubstanciada na perspectiva de uma educação crítico-problematizadora e, por isso, socialmente referenciada e engajada".
O livro reúne um acervo nacional de contribuições acadêmicas voltado para a reflexão sobre o cenário educacional pandêmico e pós-pandêmico a partir da realidade de instituições públicas e privadas. Nela, reúnem-se análises advindas das áreas do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, pilares que, associados, sustentam e dão significados às práticas que se desdobram no chão das organizações educativas. Confira os títulos dos assuntos abordados:
Capítulo 1: Desafios para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais frente ao ensino remoto no contexto de pandemia - Leonardo Rafael Medeiros, Lázaro Rodrigues Tavares, Edilza Alves Damascena
Capítulo 2: Abordando a teoria dos grupos no contexto do ensino remoto em um curso de licenciatura em matemática: um relato de experiência de ensino durante a pandemia de Covid-19 - Rodrigo Rafael Gomes
Capítulo 3: Ensino remoto em tempos de pandemia: perspectivas de professores do Ensino Fundamental e médio no Estado do Paraná - Tatyane Caruso Fernandes, Natália Bueno, Gabriela Parro
Capítulo 4: Red(e)ação - orientação de produção textual em contexto pandêmico - Elis Betânia Guedes da Costa, Kéfora Janaína de Medeiros
Capítulo 5: Vidas negras importam: pandemia, periferia e prosa - Antonio Peterson Nogueira do Vale, Artur Ribeiro Cruz
Capítulo 6: Formação em administração diante do ensino a distância mediado por TICs, no contexto da pandemia de covid-19: reflexões a partir da pedagogia da autonomia - Alexandre Hochmann Béhar
Capítulo 7: O sentido pedagógico do melodrama: análise sobre o desastre em Your Name - Thátilla Sousa Santos, Lara Lima Satler
Capítulo 8: A educação em direitos humanos com crianças em tempos de pandemia - Marcia de Campos Biezeki, Paulo Vinícius Vasconcelos de Medeiros
Capítulo 9: Informando: a (in)formação entre escola e (so)ci(e)dade como experiência dialógica - Tacicleide Dantas Vieira, Kéfora Janaína de Medeiros
Capítulo 10: Impacto da covid-19 no ensino e na saúde do professor universitário - Anelise Rebelato Mozzato, Maira Sgarbossa, Fernanda Rebelato Mozzato
Capítulo 11: Sociedade asséptica e o paradoxo da mobilidade x imobilidade acadêmica: reflexões acerca da gestão dos movimentos de estudantes pós-pandemia - Cédrick Cunha Gomes da Silva
Capítulo 12: Atividades pedagógicas não presenciais em tempos de covid-19 no instituto federal do espírito santo - campus colatina: entre desafios e possibilidades - Elizabete Gerlânia Caron Sandrini, Monica Costa Arrevabeni, Octávio Cavalari Júnior
O Editor Executivo da EDIFCE e pesquisador do IFCE, professor Tiago Estevam Gonçalves, comemora a publicação. "Estamos vivendo um momento profícuo, a cada nova publicação é motivo de comemorar. Sabemos todas as dificuldades de escrever e publicar um livro. Neste quadro, a EDIFCE, como uma nova editora, vem trabalhado seriamente para lançar obras de alta qualidade e com uma diversidade temática e com impacto social relevante. E adianto que estamos em processo de lançarmos em breve mais oito (08) livros, selecionados no edital de 2022. Juntos construiremos nosso caminho para difundir o conhecimento".
Além do lançamento do e-book e dos próximos livros, a Editora do IFCE prossegue recebendo submissões de trabalhos no edital com as normas para seleção de obras originais e inéditas a serem publicadas como livros digitais (e-books). O período de inscrições vai até 16 de maio de 2023. O objetivo é selecionar nove (09) obras originais e inéditas para publicação. Para participar, os autores e/ou organizadores deverão pertencer ao quadro de servidores efetivos (ativos e inativos) do IFCE, e os coautores poderão ser da comunidade externa. A autoria poderá ser individual ou coletiva. Leia mais sobre a seleção: EDIFCE seleciona livros para publicação
Cláudia Monteiro - jornalista da reitoria do IFCE