Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Docente de Paracuru fará doutorado em Tóquio

Docente de Paracuru fará doutorado em Tóquio

Professor participou de seleção criteriosa para bolsa de estudos do governo japonês
última modificação: 20/09/2017 09h13

Tóquio, no Japão, conhecida pela tradição, imponência e modernidade, está prestes a receber um servidor do Instituto Federal do Ceará (IFCE) para investigar a cultura e a identidade locais aplicadas no ensino de línguas estrangeiras, tudo isso com o patrocínio do governo japonês e com incentivo do IFCE no apoio à liberação do pesquisador para a realização dos estudos no exterior.

O professor de Inglês do campus de Paracuru, Abimael Maciel Marques, viaja na próxima semana para cursar Doutorado na Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio, depois de ter passado por uma seleção criteriosa para concessão de bolsa pelo Ministério de Educação japonês e entidades governamentais locais. O professor, que é casado com uma japonesa, conta que se identifica com estudos da área.

A pesquisa de Abimael é na área de Linguística Aplicada e busca compreender o aprendizado do Português por estudantes japoneses considerando os valores culturais, uma vez que aprender com plenitude uma língua estrangeira não é apenas estudar a fala e a escrita. Para além disso, envolve perceber também as questões culturais que abrangem o arcabouço identitário de cada sociedade.

Para o professor, o trabalho científico proposto engrandecerá ainda mais sua atividade docente, pois a pesquisa traz uma nova perspectiva sobre o ensino da língua estrangeira - área em que atua no IFCE - observando, exatamente, a cultura e os modos de entender a língua por meio dos comportamentos sociais, das expressões humanas, enfim, da Linguística como um todo.

Seleção

O processo seletivo compreendeu várias etapas, tendo iniciado no ano passado. Houve prova de proficiência em Língua Japonesa, bem como entrevistas com professores e membros do consulado japonês, incluindo o próprio cônsul do Japão. Em uma das etapas, os candidatos tiveram um mês para submeter os projetos a universidades japonesas com o intuito de angariar um orientador local interessado na pesquisa.

Após isso, com todos os documentos, incluindo a carta de aceite do orientador da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio, Abimael aguardou mais alguns meses até que o governo japonês sinalizasse favoravelmente à concessão da bolsa de estudos para o Doutorado pretendido. Assim, o docente do IFCE foi selecionado, entre os quarenta que participaram do processo por meio do Consulado no Recife.

Deborah Sampaio - Reitoria

registrado em: , ,