Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Definidos cursos a serem ofertados em Paracuru

Definidos cursos a serem ofertados em Paracuru

Quando estiver em funcionamento pleno, campus terá até 13 cursos
última modificação: 20/01/2016 15h19
Audiência teve ampla participação da comunidade (Foto: Darlyson Deles)

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou uma audiência pública em Paracuru para definir os primeiros cursos técnicos e superiores a serem ofertados no campus que está sendo construído no município. O momento, realizado na manhã desta terça-feira, 19, foi registrado com a intensa participação dos moradores.

Os cursos técnicos escolhidos foram os de Dança, Música, Computação Gráfica, Redes de Computadores, Mecatrônica, Sistema de Energia Renováveis, Meio Ambiente e Biotecnologia. Já os cursos superiores apontados pela comunidade depois de horas de debates foram Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Mecatrônica Industrial, Gestão Ambiental, Ciências Biológicas e Produção Cultural.

Um dos participantes da audiência foi o técnico em Manutenção Mecânica Pedro Elvys, que defendeu a formação em Mecatrônica como uma das áreas fundamentais para o mercado de trabalho da região. “A pessoa que faz Mecatrônica tem a sua vaga de emprego garantida, seja na parte mecânica ou em Eletrotécnica”, destacou.

Durante o debate, o reitor do IFCE, Virgílio Araripe, autorizou a abertura de espaço para que os presentes defendessem a oferta de mais cursos pelo campus. A partir desse momento, surgiram interesses em várias áreas, entre elas o curso técnico em Música, que, submetido de imediato à plenária, foi escolhido pela maioria para ser ofertado, vez que o eixo de Produção Cultural e Designer já figurava desde a audiência preliminar.

Participaram também da solenidade, prefeito de Paracuru, Sidney Gomes; o pró-reitor de Ensino do IFCE, Reuber Santiago; a assessora pedagógica do IFCE, Mirian Brasil; a secretária de Educação do município, Arlete Rocha; e o vereador João de Deus.

Antonio Alencar / Darlyson Deles (estagiário) - enviados a Paracuru