Notícias
Definidos cursos a serem ofertados em Maranguape
Estudantes, professores, políticos, representantes do setor produtivo e da sociedade de Maranguape lotaram o auditório da Câmara Municipal para participar da escolha dos primeiros cursos a serem oferecidos pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) na cidade. O processo participativo ocorreu na tarde desta quinta-feira, 19, e culminou na indicação dos sete cursos técnicos prioritários a comporem a oferta do novo campus.
Após amplo debate, a população escolheu os cursos técnicos em Petroquímica e Eletrotécnica no eixo de controles e processos industriais. Na área de infraestrutura, a preferência foi por Edificações e Desenho de Construção Civil. Já na área de produção alimentícia, ficou definida a oferta de formação em Alimentos e Agroindústria. Também será oferecido o curso técnico em Jogos Digitais, no eixo de Informação e Comunicação, e o curso superior em Licenciatura em Matemática.
Durante as discussões, o reitor Virgílio Araripe agradeceu a presença dos mais de 200 presentes à audiência pública, especialmente dos estudantes. “Pela massiva presença de vocês aqui, já posso ver que teremos mais um campus de sucesso, desta vez em Maranguape. Vocês serão nossos futuros alunos e nos ajudarão a escrever essa história”, agradeceu.
Já o prefeito Átila Câmara destacou que a chegada do IFCE ao município é a realização de um sonho para a população local. “Foi um momento de grande orgulho poder escolher os cursos do equipamento educacional mais importante da história do nosso município. Vocês vão olhar para o Instituto como um divisor de águas para a juventude de Maranguape”, enalteceu.
A audiência contou também com a participação do deputado federal Raimundo Gomes de Matos e do pró-reitor de Ensino do IFCE, Reuber Saraiva, além de outras autoridades. O processo de escolha dos cursos começou há mais de dois meses, com a realização de pesquisas de demanda de mercado e áreas de interesse junto à população local. A licitação para a construção do futuro campus já foi homologada, e a ordem de serviço para o início das obras será assinada neste mês de outubro.
Ícaro Joathan - reitoria