Notícias
Definidos cursos a serem ofertados em Boa Viagem
Já estão definidos os cursos que serão ofertados pelo IFCE, nos próximos anos, no campus de Boa Viagem, que tem previsão de iniciar seu funcionamento no primeiro semestre de 2016. A escolha foi feita por meio de participação da população, durante audiência pública realizada nesta quarta-feira (26), no auditório do Núcleo de Artes de Boa Viagem. A audiência pública contou com a presença do reitor do IFCE, professor Virgílio Araripe, do prefeito de Boa Viagem, Fernando Assef, de vereadores, secretários, estudantes, membros da sociedade local e representantes de outros municípios circunvizinhos.
O pró-reitor de Ensino do IFCE, Reuber Saraiva, conduziu os trabalhos da audiência pública e, após o debate e esclarecimento a cerca das ofertas, a comunidade apontou os cursos técnicos em Informática e Redes de Computadores e tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas, no eixo de Informação e Comunicação; os cursos técnicos em Agropecuária e Agronegócio e tecnologia em Agroecologia, no eixo de Recursos Naturais; os cursos técnicos em Edificações e Desenho da Construção Civil e tecnologia em Construção de Edifícios, no Eixo de Infraestrutura; além do curso de Licenciatura em Química. Os cursos serão implantados gradativamente, após a inauguração do novo campus.
A escolha foi comemorada pelos presentes, como salientou o estudante Azarias Fragoso, que faz o 2º ano do ensino médio. Para ele, toda região sofre com a carência de professores na área de ciências e a escolha da Licenciatura em Química foi acertada e importante. “Hoje só temos uma pessoa formada em Química em toda Boa Viagem. Temos essa carência e a chegada desse curso é o começo de uma mudança. Ficamos felizes com essa escolha e esperamos que esse seja só o começo para virem outras, como Física e Matemática, por exemplo.”, comentou.
O reitor do IFCE, professor Virgílio Araripe, enalteceu a escolhas dos cursos, ressaltando a importância da chegada dos campi do IFCE ao interior do Ceará. “Os investimentos em educação são os mais importantes e os que verdadeiramente proporcionam mudanças. Vamos iniciar os trabalhos de planejamento pedagógico para que, no menor espaço de tempo, possamos ofertar os cursos e formar jovens para contribuir com a mudança social dessa região.”, frisou.
Após a realização da audiência pública, foi feita uma visita às futuras instalações do novo campus de Boa Viagem, cuja obra encontra-se em fase final.
Rebeca Casemiro - reitoria
Imagem: Rebeca Casemiro