Notícias
Cursos de mestrado tiveram notas elevadas pela Capes
CONCEITO
Quatro cursos de pós-graduação stricto sensu do Instituto Federal do Ceará (IFCE) subiram de nota na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), referente ao quadriênio 2017-2020. Foram três cursos de mestrado do campus de Fortaleza e um mestrado do campus de Sobral, este último, oferecido em rede, juntamente com a Universidade Vale do Acaraú (UVA).
A Capes avalia os cursos de mestrado e doutorado de instituições de ensino superior conferindo as notas: 3 (razoável), 4 (bom), 5 (muito bom), 6 (excelente para o padrão nacional) e 7 (excelente para o padrão internacional). Em relação aos programas de pós-graduação do IFCE avaliados, que ainda não possuem doutorado, a nota máxima, segundo a Capes, é 5. Esta foi a nota alcançada pelo Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), ofertado gratuitamente pelo campus de Sobral para docentes de Física e de ciências na Educação Básica.
No campus de Fortaleza, os mestrados acadêmicos em Tecnologia e Gestão Ambiental (PGTGA) e em Ciência da Computação (PPGCC), e o mestrado profissional em Artes (PPGARTES), subiram a nota para 4. Segundo Rinaldo Araújo, diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, do campus de Fortaleza, “as notas alcançadas nos mostram que estamos no caminho certo da pesquisa na instituição”.
O professor Rinaldo menciona que esses resultados são uma grande recompensa aos esforços contínuos de todos que fazem a instituição, envolvendo alunos, servidores e colaboradores nos trabalhos em prol do ensino de qualidade. “Essas notas nos servem de referência para alcançarmos voos ainda maiores nos demais cursos de mestrado e doutorado da nossa casa de educação, ciência e tecnologia”, completa o docente.
O Instituto oferece, ao todo, onze cursos de mestrado, nas modalidades acadêmico e profissional, e um de doutorado acadêmico na área de Ensino, pertencente à Rede Nordeste de Ensino (Renoen), envolvendo seis universidades federais e o IFCE. O doutorado foi avaliado pela Capes com conceito A, que é o conceito padrão estabelecido para os novos cursos.
Segundo Adriana Muniz, coordenadora de Pós-graduação da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI), da Reitoria do IFCE, “o resultado da avaliação apresenta a elevação das notas de um terço dos nos nossos cursos, o que reflete o excelente trabalho realizado, especialmente, pelas coordenações dos programas e respectivos corpos docentes e administrativos. Além disso, demonstra que o IFCE avança, cada vez mais, para o seu fortalecimento na oferta de uma pós-graduação de excelência”.
Veja abaixo a tabela de avaliação da Capes por curso de pós-graduação stricto sensu do IFCE:
Leia mais: Revista Conexões do IFCE recebe conceito Qualis Capes A2
Deborah Sampaio - Reitoria