Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Criação de instituto oceanográfico em pauta
conteúdo

Notícias

Criação de instituto oceanográfico em pauta

Instituto será gerida pelo IFCE com foco em pesquisas de oceanografia
última modificação: 19/02/2016 18h02

O Instituto Federal do Ceará (IFCE), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Estadual do Ceará (Uece), a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ceará (Secitece) e o apoio da Secretaria da Pesca e Aquicultura do Estado e da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apresentará um plano para implantação do Instituto Nacional de Pesquisas Oceanográficas no Ceará (INPO) aos ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp.

A ação é fruto da reunião do reitor do IFCE, Virgílio Augusto Sales Araripe,e do Governador do Estado Cid Gomes que ocorreu em Brasília, no final de agosto, para tratar da implantação de um polo de inovação do IFCE no Ceará credenciado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação na Indústria (Embrapii).

No encontro, foram apresentadas pesquisas que o instituto vem desenvolvendo, as parcerias alcançadas, os cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, bem como a capilaridade de atendimento do IFCE àsdemandas ligadas à área de oceanografia. Assim, rendendo o convite para apresentação do INPO.

O INPO tem o propósito de dar suporte a pesquisas e inovações na área de ocenaografia com as parcerias do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), da Funceme, de universidades e outros órgãos governamentais.

Dentre das linhas de atuação do IFCE na área de oceanografia, estão o controle qualidade de água e a execução de projetos diversos em química; radares e sonares; tecnologias embarcadas; processamento de sinais; abiologia marinha; execução de cartas digitais; execução de levantamentos hidrográficos; a construção de embarcações;o monitoramento oceanográfico e climatológico;pesquisas em petróleo, gás e energia; elaboração de projetos científicos nas ciências do mar;e estudos em aqüicultura e pesca.

Deborah Susane – reitoria