Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Connepi: incentivo à pesquisa explica sucesso do IFCE
conteúdo

Notícias

Connepi: incentivo à pesquisa explica sucesso do IFCE

Instituto foi o ente da rede federal que mais teve trabalhos aprovados no congresso
última modificação: 05/12/2016 11h34
Imagem:  criação do IFAL

Imagem: criação do IFAL

A XI edição do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) começa amanhã (06) e vai até o dia 09, sendo o IFCE o ente da rede de educação, profissional técnica e tecnológica que mais aprovou trabalhos científicos para serem apresentados. Ao todo, 238 trabalhos foram aprovados. Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Auzuir Ripardo de Alexandria, o sucesso do instituto cearense se deve à existência de programas solidificados de pesquisa, firmando uma cultura de inovação científica na instituição.

 “Programas como o PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e o PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) têm sido desenvolvidos no IFCE há mais de 10 anos. O resultado do nosso empenho em despertar esse espírito nos alunos pode ser visto na grande aceitação de nossos trabalhos no Connepi”, diz Ripardo.

Ele ressalta que a participação do IFCE em eventos como esse é de extrema importância, principalmente no que diz respeito aos alunos de nível técnico: “Há muitos eventos para estudantes do nível de graduação, mas não é sempre que os de curso técnico têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos num evento de cunho científico”.

Para colaborar viabilizar a participação dos estudantes, o IFCE destinou cerca de R$ 150 mil em recursos. Segundo o pró-reitor, a ida a eventos desse porte fortalece bastante a formação do aluno, o qual se tornará um profissional mais completo para atuar em sua área de trabalho, seja no setor público, privado ou no campo da pesquisa.     

O Connepi 2016 traz como o tema “Políticas de inovação como estratégias de fortalecimento para a rede”, o que traduz uma ideia da vontade de continuidade de um projeto que nasceu há mais de uma década e que vem se consolidando como a mais importante iniciativa para um conjunto de 18 instituições do Norte e do Nordeste, que precisam ver articulados os esforços para a promoção da ciência e tecnologia de seus 270 campi. Espera-se ver em Maceió, a exemplo de outras edições do evento, mais de 2 mil pessoas compartilhando experiências sobre suas diversas atividades.