Notícias
Conif e Setec tratam sobre fortalecimento dos IFs
Infraestrutura, matriz orçamentária para 2015 e o fortalecimento da missão dos institutos federais estiveram em pauta na tarde desta terça, 5, no primeiro dia da 44ª edição da Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em Fortaleza. Neste período, os trabalhos foram presididos pelo titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Aléssio Trindade de Barros.
O secretário frisou que “é preciso deixar claro e fortalecer em rede os fundamentos dos institutos federais”. Reforçar a bolsa formação é um dos pontos que devem ser tratados pela rede, na opinião de Aléssio. Ele também destacou a necessidade de ampliar a atenção ao ensino médio, integrado à formação profissional, defendendo, ainda, um diálogo com a educação básica. “O ensino médio é um desafio para educação no País; é preciso sair do foco apenas do vestibular”, ressaltou Trindade.
Com a palavra, o presidente do Conif, Luiz Augusto Caldas Pereira, enalteceu a parceria entre Setec e Conif na busca da qualidade do ensino oferecido pelos institutos. Ele fez questão de frisar a importância de, no atual momento, ampliar os benefícios das instituições para a comunidade, dentro de um ponto de vista social.
O evento, organizado pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), segue até esta quinta-feira, 7, reunindo cerca de 40 reitores dos institutos federais e dos centros federais de educação tecnlógica de todo o País, além do gestor do Colégio Pedro II (RJ). Nesta quarta, a programação prossegue no Hotel Escola do IFCE, em Guaramiranga.
Imagem: Aléssio Trindade, titular da Setec (Foto: Antonio Costa)
Luís Carlos de Freitas - reitoria