Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Conheça a idealizadora e o projeto que distribui absorventes

Conheça a idealizadora e o projeto que distribui absorventes

IFCE NO AR

Acompanhe o podcast no Spotify, Deezer, no Google Podcast e na TV IFCE
última modificação: 18/09/2023 10h15
Arte: Lídia Farias Lima

No oitavo episódio do quadro Inovar do podcast IFCE No Ar desta segunda-feira, 18, o jornalista Saulo Rego apresenta a história da jovem Raissa Sales Bastos, atual estudante do curso de licenciatura em Química do campus de Maracanaú, que ainda no ensino médio técnico integrado, no campus de Caucaia, idealizou uma máquina de distribuição de absorventes variados de forma gratuita para as meninas. Raíssa é mais uma mulher do IFCE agraciada com o  1º Prêmio Anas - Mulher & Ciência.

Na semana passada, foram publicados duas entrevistas. Na quarta-feira, 13, o 26º episódio do quadro Diálogo abordou o tema "Os impactos e aplicações da inteligência artificial na Saúde". A jornalista Andressa Souza entrevistou o professor do campus de Maranguape, Thomaz Maia de Almeida sobre o grupo de pesquisa Núcleo de Visão Computacional e Engenharia (NUVEN) e como a Inteligência Artificial pode contribuir para melhorar a comunicação entre médicos e pacientes, como tornar acessível e compreensível exames, diagnósticos e prontuários e como isso leva a uma maior compreensão e a aceitação do tratamento.

Na sexta-feira, 15, excepcionalmente foi publicada uma segunda entrevista com a professora Samara Moura Barreto sobre dois assuntos da área da Educação Física e Esportes: a realização do XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (Conbrace) e X Congresso Internacional de Ciências do Esporte (Conice), entre os dias 17 e 22 de setembro, e os Jogos dos Institutos Federais (JIFs), que ocorrerão de 23 a 27 de outubro. Também na sexta-feira, 15, foi publicado o IFCE Ação, com um resumo das notícias da semana. Todos os vídeos estão disponíveis no canal no YouTube, TV IFCE

E na segunda-feira da semana passada, 11, o podcast publicou o 12º episódio do quadro Protagonista contando a história da estudante do campus de Iguatu, Nicole Costa, reconhecida pela pesquisa sobre envelhecimento das mulheres travestis com o 1º Prêmio Anas - Mulher & Ciência. A matéria é da jornalista Amanda Alboíno.

Confira os demais episódios do IFCE No Ar nas plataformas de áudio SpotifyDeezer e Google Podcasts. Às segundas, quartas e sextas-feiras são publicados novos episódios. Criado em 2013 como programa de rádio, o podcast reestreou em 16 de março de 2023. É realizado pelos comunicadores do Instituto, com produção da jornalista Cláudia Monteiro e edição final dos técnicos em audiovisual Eugênio Pacelli e Filiphe Sá.

Cláudia Monteiro - jornalista da reitoria