Notícias
Comunidades de 11 campi elegem diretores-gerais
ELEIÇÕES INTERNAS
Prossegue até a terça-feira, 20, a fase de campanha dos candidatos à direção-geral dos campi de 11 campi do Instituto Federal do Ceará. Em Aracati, Jaguaribe e Morada Nova haverá disputa entre dois candidatos. Nos demais campi - Baturité, Caucaia, Camocim, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá, Ubajara e Umirim -, somente um candidato está homologado para o pleito, que acontecerá na quarta-feira, 21, das 09:00 às 20:00. Confira a lista de candidatos homologados aqui.
Podem votar os membros da comunidade acadêmica de cada campus - estudantes dos cursos presenciais e a distância (na sede do campus em que seu polo é vinculado), técnicos administrativos e docentes. Por ordem de chegada, o votante se identificará mediante a apresentação de documento oficial com foto, registrando sua assinatura, em seguida, na lista de eleitores correspondente. Ao entregar a cédula, serão mostradas ao votante as assinaturas dos integrantes da mesa contidas na cédula. Após assinalar o nome do (a) candidato (a) de sua preferência, o votante depositará a cédula na urna eleitoral.
São considerados documentos oficiais que habilitam o voto: carteira de identidade (RG), identidade funcional (identificação profissional ou de entidade de classe), certificado de reservista, carteira de trabalho e previdência social, carteira nacional de habilitação e passaporte ou documento institucional com foto.
A apuração dos votos pelas Comissões Eleitorais Locais acontecerá nos respectivos campi a partir das 21:00 no mesmo dia, sendo o resultado preliminar da apuração dos votos publicado no dia seguinte, 22. Após o prazo para apresentação de recursos referentes ao resultado preliminar (dia 23/02) e a análise e divulgação do resultado de recursos (dia 26/02), a a Comissão Eleitoral Central divulgará o resultado final no dia 26. O Conselho Superior do Instituto Federal do Ceará (Consup/IFCE) tem até o dia 5 de março para apreciar e homologar o resultado.
O processo eleitoral para escolha dos diretores-gerais foi deflagrado ainda em dezembro, com a publicação da Resolução que disciplinou o processo de consulta e nomeou os membros da Comissão Eleitoral Geral que promoveu a escolha das comissões eleitorais dos campi. Na ocasião foi iniciado o processo que elegeu os membros das comissões eleitorais locais com representantes dos três segmentos do IFCE: docentes (3 titulares e 3 suplentes), discentes (3 titulares e 3 suplentes) e técnicos administrativos (3 titulares e 3 suplentes).
Confira os planos de trabalho dos candidatos, bem como todas as informações sobre a Consulta para diretores-gerais de campi 2018 aqui.