Notícias
Comunidade elege 11 diretores-gerais de campi
CONSULTA
Em torno de um amplo processo democrático de exercício da cidadania, a comunidade acadêmica de onze campi do Instituto Federal do Ceará foi às urnas escolher seus diretores-gerais para o triênio 2018-2021. Na imensa maioria dos campi, a eleição ocorreu sob clima de tranquilidade e civilidade, com a realização de debates de ideias onde houve disputa entre candidatos e apresentação de propostas em todas as unidades do IFCE.
A Comissão Eleitoral Central tornou público o resultado da escolha dos novos diretores. Márcia de Negreiros Viana no campus de Aracati; Lourival Soares de Aquino Filho em Baturité; Jefferson Queiroz Lima em Caucaia; Gilson Soares Cordeiro em Camocim; Izamaro de Araújo em Jaguaribe; Maria Beatriz Claudino Brandão em Morada Nova; Francisco Sildemberny dos Santos em Tabuleiro do Norte; José Alves de Oliveira Neto em Tauá; Jackson Nunes e Vasconcelos em Tianguá; Ulisses Costa de Vasconcelos em Ubajara e Anderson Ibsen Lopes de Souza em Umirim.
Em Tianguá, o processo de consulta se deu em torno da candidatura do professor Jackson Nunes e Vasconcelos. Filho natural da cidade, Jackson destaca a importância de contribuir como educador e gestor para o engrandecimento da educação não apenas na cidade, mas em toda a região da Ibiapaba. “A nossa eleição em Tianguá foi bastante participativa, a gente conseguiu que 286 alunos votassem. A comunidade de uma maneira geral, estudantes, técnicos e docentes, participou bem do processo, que teve quatro momentos de apresentação das propostas com grande participação, sempre com o auditório lotado”, ressalta Jackson.
No IFCE Jaguaribe, mesmo sob disputa entre duas candidaturas, o clima foi de respeito, civilidade e cordialidade. Reeleito, o diretor-geral Izamaro de Araújo elogiou o processo eleitoral no campus de Jaguaribe, destacando a participação de todas e de todos e destacando a contribuição da candidata Raquel Nepomuceno na soma de ideias, projetos e planos para o futuro do IFCE Jaguaribe. “Tudo que propusemos juntos foi o projeto de futuro de todos que passaram ou estão no campus do IFCE Jaguaribe. Nosso foco principal é o fortalecimento do Ensino. Para isso queremos ampliar nosso campus em cursos, corpo docente, técnicos, laboratórios, estrutura. Esse é o sonho dos jovens de nossa região”, destaca Izamaro.
Professor Sildemberny dos Santos, do campus do IFCE em Tabuleiro do Norte, diz que o resultado da eleição aumenta ainda mais a responsabilidade enquanto gestor, por ter seu nome validado pela comunidade acadêmica. "Buscaremos consolidar a identidade do IFCE campus de Tabuleiro do Norte ao discutir e ofertar cursos nos diversos níveis que refletem os anseios do setor produtivo e da população. Tudo isso mantendo o foco nos alunos, tendo como premissa a valorização do servidor através de um projeto de construção coletiva.", descreve Sildemberny.