Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Comitê de Ética em Pesquisa realiza segundo encontro

Comitê de Ética em Pesquisa realiza segundo encontro

Reunião promoveu palestras e a atualização do regimento interno do CEP
última modificação: 13/12/2018 09h52

Na última segunda-feira (10/12), o Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Federal do Ceará (CEP/IFCE) realizou o seu II Encontro de Capacitação do CEP/IFCE (II ECCEPI), reunindo participantes de diversos campi e da Reitoria para trocar experiências e para promover reflexões acerca do funcionamento e das atribuições do comitê,com o intuito de orientar os membros aos procedimentos adotados.

A palestra do membro titular da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), professor George Pimentel Fernandes da Universidade Regional do Cariri (Urca), discutiu sobre os procedimentos metodológicos característicos das áreas de Ciências Sociais segundo os requisitos da Resolução nº 510/2016, que regulamenta as diretrizes dos projetos de pesquisa que utilizem seres humanos.

Além disso, a secretária do CEP, Rebeca Maria Gadelha de Sousa, apresentou um levantamento dos encaminhamentos que são adotados no comitê, esclareceu dúvidas e fez abordagens de motivação para os participantes. O coordenador adjunto do CEP, Arinilson Moreira Chaves Lima, explanou a respeito da elaboração dos pareceres, apresentando critérios e ritos seguidos dentro da plataforma de acesso aos projetos submetidos.

O plano de capacitação a ser apresentado ao Conep também teve momento especial no evento, pelo que os participantes puderam contribuir com sugestões e esclarecimentos. Ao final, houve discussões para a atualização do regimento interno do CEP, que deve ser apresentado em breve para consolidação das atribuições do comitê na preservação da integridade e da ética na lida com participantes de pesquisas na instituição.

Deborah Sampaio - Reitoria