Notícias
Começam aulas de desenvolvimento para iOS
As aulas do Programa Educacional Brasileiro de Desenvolvimento para iOS (BEPiD/IFCE) já começaram. Estão sendo capacitados 80 alunos do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Em parceria com a Apple, a iniciativa concederá aos estudantes o currículo e as ferramentas necessárias para a criação de aplicativos com a tecnologia iOS. O IFCE é a primeira instituição pública do Brasil a receber o programa.
Após a conclusão do curso, com duração de dois semestres, cada aluno pode colocar na Apple Store (loja de aplicativos da Apple) pelo menos um aplicativo de qualidade em nível mundial. Tudo o que for desenvolvido durante do curso será de propriedade exclusiva dos alunos.
Segundo o professor e organizador do projeto, Carlos Hairon, o BEPiD aplica uma pedagogia baseada em desafios. “O curso tem um método de ensino colaborativo que coloca o aluno em um novo patamar de aprendizagem voltada para autonomia e criatividade”, afirma.
O aluno Alcivanio Alves aponta as suas principais expectativas para o curso: “Meu maior objetivo com o curso é de que, antes do final dele, eu e alguns amigos já tenhamos uma startup no mercado e que já tenhamos lançado uma ou mais aplicações na loja de aplicativos da Apple”, planeja o estudante.
O programa apresenta ainda um novo modelo para a sala de aula, permitindo uma melhor colaboração e troca de ideias entre alunos e professores. Estes, por sua vez, deixam de ser os detentores do conhecimento para ser parte integrante da turma, acompanhando a evolução personalizada do aprendizado de cada aluno.
Lyndissei Lourenço (estagiária) - reitoria