Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Cerimônia marca recondução de Virgílio Araripe ao cargo de Reitor
conteúdo

Notícias

Cerimônia marca recondução de Virgílio Araripe ao cargo de Reitor

NOVO MANDATO

Na oportunidade, foram empossados diretores-gerais de 12 campi e os pró-reitores do Instituto Federal do Ceará
última modificação: 23/02/2017 16h25
Marcelo Andrade - Jornalista
Exibir carrossel de imagens Solenidade de recondução é prestigiada pela comunidade e autoridades políticas

Solenidade de recondução é prestigiada pela comunidade e autoridades políticas

O professor Virgílio Augusto Sales Araripe foi reconduzido, nesta quarta-feira (22), em cerimônia realizada nos jardins da reitoria, em Fortaleza, ao cargo de Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), para o mandato 2017-2021. Na mesma solenidade, tomaram posse  diretores-gerais dos campi de Acaraú, Canindé, Cedro, Crateús, Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá e Sobral.

O evento contou com a presença do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, dos deputados federais Chico Lopes e Odorico Monteiro, do vice-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Custódio Almeida, do vice-reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), professor Aristeu Rosendo, além de servidores do IFCE e outras autoridades.

Durante discurso, o professor Virgílio Augusto Sales Araripe destacou os resultados alcançados nos últimos quatros anos à frente da instituição. Dentre essas conquistas, estão o crescimento em 33% do número de alunos, a oferta de 197 cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e o ingresso de 957 novos servidores. Ao mesmo tempo, o Reitor externou os agradecimentos à comunidade acadêmica e solicitou o apoio de todos para o novo mandato.

Emocionado o gestor relembrou, ainda, todos os dirigentes que estiverem à frente da instituição, em 108 anos de história, em especial, o professor Raimundo César Gadelha de Alencar Araripe, pai do Reitor. "Permitam-me dizer a ele: não o decepcionarei, como já o fiz no meu primeiro mandato o qual o senhor pôde acompanhar, ajudando-me com sua experiência", disse.

DIRETORES-GERAIS

Ainda na solenidade, foram empossados pelo Reitor os  diretores-gerais escolhidos pela comunidade acadêmica: Márcio Alves Bezerra (campus de Acaraú); Francisco Antônio Barbosa Vidal (campus de Canindé); Fernando Eugênio Lopes de Melo (campus de Cedro); Paula Cristina Soares Beserra (campus de Crateús); Joaquim Rufino Neto (campus de Crato); José Eduardo Souza Bastos (campus de Fortaleza); Dijauma Honório Nogueira (campus de Iguatu); Guilherme Brito de Lacerda (campus de Juazeiro do Norte); Jânia Maria Augusta da Silva (campus de Limoeiro do Norte); Júlio César da Costa Silva (campus de Maracanaú); Francisco Hélder Caldas Albuquerque (campus de Quixadá); e Eliano Viera Pessoa (campus de Sobral).

Representando os novos gestores dos campi, o professor Francisco Hélder, discursou para o público presente, reforçando, no início da fala, que o compromisso da escola é com os estudantes. O diretor-geral do campus de Quixadá afirmou, ainda, que fará uma gestão aberta e de cooperação mútua. "Todo conhecimento produzido nesta instituição deve se tornar em ação a favor da sociedade", defendeu.

ESCOLHA

Os gestores foram escolhidos durante consulta à comunidade acadêmica, ocorrida em setembro do ano passado. O professor Virgílio Augusto Sales Araripe foi reeleito com 44,73% dos votos. O IFCE dispõe de 31 campi, um polo de inovação, cerca de 27 mil estudantes matriculados e 2.800 servidores docentes e técnicos-administrativos.