Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Ceará sedia reunião de reitores dos institutos federais
conteúdo

Notícias

Ceará sedia reunião de reitores dos institutos federais

Encontro do Conif trata do futuro da educação, emprego, inovação e cultura
última modificação: 03/02/2016 15h20

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) recebe nesta semana, de 5 a 7 de agosto, a 44ª edição da Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Capacitação, inserção no mercado de trabalho e cultura estão entre as pautas do encontro, que reúne gestores de ensino da rede no País. A programação está dividida entre capital e interior.  A abertura ocorre às 8h desta terça, 5, em Fortaleza.

O primeiro tema em discussão será “Professor titular livre”, a partir das 10h, com a apresentação do palestrante Dênio Rebelo Arantes. Ainda pela manhã, às 11h, a pauta “Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Aprendiz” entra em discussão sob relatoria de Ana Alencastro, do Ministério do Trabalho e Emprego. À tarde, a partir das 14h30, o espaço é destinado às pautas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação, cujos trabalhos terão à frente os professores Aléssio Trindade de Barros e Oiti José de Paula.

O segundo dia do evento acontece no Hotel Escola de Guaramiranga, administrado pelo IFCE, no município a 110km da capital. A reestruturação do Conif é o primeiro assunto do expediente, entrando em pauta às 10h30, com relatoria do professor Luiz Augusto Caldas Pereira, do Ministério da Educação. O docente também preside a discussão da tarde, a partir das 15h, sobre o Pronatec II.

Na quinta-feira, terceiro e última dia do evento, já de volta a Fortaleza, às 9h, os gestores debatem sobre o edital “Mais cultura nas universidades”. Em seguida, às 10h30, a pauta é a Conferência da Federação Mundial de Faculdades e Institutos Politécnicos, a WFCP 2014, que ocorrerá na China, em outubro, reunindo líderes do ensino superior de vários países. A programação será encerrada com a discussão sobre a agenda reuniões dos seguintes fóruns: FDE, FORGEP, FORPROEXT e Fórum de Educação no Campo.

Por Luís Carlos Freitas - Reitoria