Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE divulga dicas práticas para sustentabilidade
conteúdo

Notícias

IFCE divulga dicas práticas para sustentabilidade

NO TRABALHO

Departamento de Infraestrutura elaborou orientações que podem ser praticadas como rotina
publicado: 07/08/2019 15h30, última modificação: 07/08/2019 16h31

Uma série de ações e medidas está sendo desenvolvida pela Reitoria do IFCE a fim de diminuir o desperdício do consumo dos recursos naturais e financeiros, em prol da sustentabilidade. Uma cartilha com orientações aos servidores (que pode ser consultada pela comunidade em geral) foi elaborada pela Pró-reitoria de Administração (Proap). A iniciativa faz parte do planejamento estratégico da instituição para os próximos cinco anos, incluindo a redução de 15% no custo e de 20% no consumo de energia elétrica, além de queda de 25% no consumo de água.

Por meio de informações e orientações, a publicação objetiva a utilização racional de energia elétrica e água, resultando em benefícios à sociedade e ao meio ambiente. Com pequenos cuidados, frisa o Departamento de Infraestrutura da Proap, torna-se viável economizar sem reduzir o conforto, o bem-estar e a segurança da comunidade envolvida.

A cartilha traz dicas bem práticas, como algumas destinadas à economia de energia elétrica: desligar as luzes dos ambientes quando não estiverem em uso, como salas de aula, laboratórios, salas de reunião, banheiros, iluminação ornamental interna e externa; utilizar a luz natural sempre que possível; e manter limpas as lâmpadas e as luminárias para permitir a reflexão máxima da luz.

Sobre o uso racional do ar-condicionado, a publicação aconselha manter as janelas e as portas fechadas; limitar a utilização do aparelho somente aos ambientes ocupados; evitar a incidência de raios solares no ambiente climatizado, pois aumentará a carga térmica no aparelho de ar-condicionado; e limpar o filtro do aparelho na periodicidade recomendada pelo fabricante, evitando que a sujeira prejudique o seu rendimento.

Desligar o computador quando não estiver em uso; não deixar os acessórios do computador (impressora, estabilizador etc.) ligados sem necessidade; e eliminar vazamentos de água, evitando desperdícios, são outras orientações listadas.

Luís Carlos de Freitas – Reitoria