Você está aqui: Página Inicial > Noticias > CAPES libera mais bolsas do Pibid e Residência Pedagógica
conteúdo

Notícias

CAPES libera mais bolsas do Pibid e Residência Pedagógica

LICENCIATURAS

Pró-reitoria de Ensino já informou os diretores-gerais, diretores de ensino e coordenadores
última modificação: 14/04/2023 16h13

A Pró-reitoria de Ensino encaminhou nos dias 3 e 4 de abril de 2023 dois ofícios-circulares para os diretores-gerais, diretores de ensino e coordenadores das licenciaturas do IFCE informando das cotas adicionais de bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa Residência Pedagógica (PRP). Os ofícios também orientam os campi sobre como se dará a seleção dos estudantes.

"Nos dias 29 e 30 de março, conseguimos da CAPES a implantação de cotas adicionais de bolsas para nossos estudantes. Serão mais 672 bolsas do Pibid e mais 165 do PRP", comemora a pró-reitora, professora Cristiane Borges. Segundo ela, "o crescimento foi importante, visto que tínhamos 264 e agora chegaremos a 936 bolsas de iniciação à docência, além das 255 de Residência Pedagógica já existentes, totalizando 420 bolsas quando efetivadas, o que é mais um incentivo à permanência na instituição e colabora para o êxito estudantil". Ela lembra que as bolsas foram reajustadas este ano.

As atividades dos bolsistas selecionados acontecerão entre os meses de maio de 2023 e março de 2024, considerando o período de férias escolares.

O Ofício-Circular nº 14/2023/PROEN/REITORIA-IFCE informa que "com todas as cotas adicionais sendo aprovadas pela CAPES (672 cotas) poderemos atender a TODOS os cursos de licenciaturas que participaram do processo seletivo do PIBID/IFCE no ano de 2022". O documento explica que "os núcleos serão constituídos a partir da quantidade de bolsas adicionais concedidas pela CAPES para o IFCE obedecendo aos critérios de classificação do EDITAL Nº 3/2022 PROEN/REITORIA/IFCE (SEI 4759642)", conforme abaixo:

Artes (Música) - Crateús

Biologia (Paracuru e Jaguaribe) 

Educação Física (Canindé e Juazeiro do Norte)

Física (Cedro, Fortaleza, Sobral e Tianguá)

Geografia (Crateús)

Letras (Baturité, Camocim, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá e Umirim)

Matemática (Canindé, Caucaia, Cedro, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape)

Pedagogia (Canindé)

Química (Boa Viagem, Camocim, Caucaia, Iguatu)

Já o Ofício-Circular nº 12/2023/PROEN/REITORIA-IFCE informa que "com todas as cotas adicionais sendo aprovadas pela CAPES poderemos atender mais 11 cursos de licenciaturas que participaram do processo seletivo do Programa de Residência Pedagógica e que foram classificáveis no ano de 2022". O documento explica "que os núcleos serão constituídos a partir da quantidade de bolsas adicionais concedidas pela CAPES para o IFCE obedecendo os critérios de classificação do EDITAL Nº 2/2022 PROEN/REITORIA-IFCE (SEI 4059215)", conforme a seguinte lista:

Biologia (Acopiara, Jaguaribe)

Educação Física (Canindé)

Física (Cedro e Sobral)

Letras (Crateús)

Matemática (Fortaleza)

Pedagogia (Canindé)

Química (Camocim e Ubajara)

Teatro (Fortaleza)

Cláudia Monteiro - jornalista da reitoria do IFCE

registrado em: , ,