Notícias
Capacitação de servidores é priorizada no IFCE
Servidores do IFCE têm recebido, constantemente, incentivos para buscar capacitação. Os estímulos são variados e vão desde ressarcimento de mensalidades, demandas contratadas, elaboração de programas de capacitação interinstitucionais, até a liberação parcial ou integral do servidor, sem perda salarial, para cursar mestrado e doutorado.
Atualmente, 125 servidores estão sendo beneficiados em ações do Departamento de Pós-graduação da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE. Deste total, são 31 técnicos administrativos e 45 docentes recebendo ressarcimento de mensalidades de especialização, mestrado ou doutorado. Além destes, 34 docentes estão fazendo doutorado institucional com projetos elaborados pela PRPI, junto com professores e as coordenações dos cursos de pós-graduação pleiteados, além de 15 servidores cursando mestrado profissional por meio de demanda contratada.
Outro fator de estímulo à capacitação é a liberação integral, sem perdas salariais. Segundo dados da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, hoje, no IFCE, são 71 docentes afastados integralmente para cursar pós-graduação stricto sensu, além de outros 7 afastados para realizar curso no exterior. Os técnicos administrativos afastados já somam 8. Um deles é o jornalista Ícaro Joathan, que desde março deste ano está afastado de suas atividades para cursar doutorado em Comunicação, na Universidade Federal Fluminense.
Ícaro ressaltou a importância da liberação, pois sem essa concessão não seria possível conciliar o trabalho com o curso, que é no Rio de Janeiro. "Considero muito valiosa a oportunidade de ter tido meu afastamento para cursar doutorado autorizado pela instituição. A Lei nº 8112/90 é bem clara quando determina que, para esse tipo de benefício ser concedido, é preciso haver interesse da administração. Então, casos como o meu e o de muitos colegas servidores mostram que o IFCE entende a importância de o servidor se capacitar e o benefício que ele traz para a instituição ao retornar de uma pós-graduação", comentou.
O orçamento da PRPI para estímulo à capacitação de servidores no biênio 2015/2016 foi de R$ 1,1 milhão. O que tem favorecido e oportunizado a ampliação do número de servidores com mestrado e doutorado na instituição.
Para o chefe do Departamento de Pós-graduação da PRPI, professor Glendo Freitas Guimarães, as ações de capacitação de servidores tem sido uma ação importante da atual gestão. “As ações de capacitação visam o desenvolvimento de novas competências, habilidades e conhecimentos, melhorando os serviços prestados à comunidade e contribuindo nos avanços do ensino, pesquisa e extensão”, destacou.
Rebeca Casemiro - Reitoria