Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Bienal da Música do IFCE terá atrações internacionais
conteúdo

Notícias

Bienal da Música do IFCE terá atrações internacionais

Paulo Abel do Nascimento

Serão três dias com programação voltada para valorização da arte musical; inscrições para os masterclass já estão abertas, até o preenchimentos das vagas
publicado: 26/10/2018 14h00, última modificação: 31/10/2018 09h11

A primeira edição da Bienal Internacional de Música Paulo Abel do Nascimento está prestes a acontecer no Instituto Federal do Ceará (IFCE). De 29 de novembro a 1º de dezembro, a cidade de Fortaleza receberá artistas do Brasil e do mundo para celebrar a música como mecanismo contribuidor da formação holística dos cidadãos.

O IFCE abriga há 16 anos as licenciaturas em Artes Visuais e em Teatro, além do curso técnico em Instrumento Musical, tendo agregado recentemente a licenciatura em Música à oferta de cursos. O título do evento foi uma homenagem à memória do cantor lírico cearense que teve a Escola Técnica Federal do Ceará ligada à sua trajetória.

Estão entre os macro-objetivos da bienal: aprimorar e desenvolver a cultura musical, valorizar os artistas, os arranjadores, os compositores, os intérpretes e estimular novos talentos a nível local e nacional. Com isso, espera-se estimular o olhar das pessoas sobre o potencial da música e trabalhar a sensibilidade dos sujeitos a respeito da arte.

As articulações em torno do evento começaram com reuniões unindo dirigentes do órgão, bem como professores da área, para discutir a respeito da iniciativa, reconhecendo a importância da instituição tanto pela oferta de cursos regulares na área, quanto por ser celeiro de atividades extensionistas que integram os públicos com a cultura musical.

A bienal tem apoio de várias instituições: Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Universidade de Fortaleza (Unifor) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Saiba mais sobre o evento: https://ifce.edu.br/bienal.

As inscrições para os masterclass já estão abertas, até o preenchimentos das vagas.

PROGRAMAÇÃO

Deborah Sampaio - Reitoria