Notícias
Baturité promove III Día del Libro y de la Rosa
ESPANHOL
Professora Djany e estudantes premiados no II Concurso de Poesia: Gilberto da Silveira Sales (1º lugar), Alana Kelly Miranda Feitosa (2º lugar) e Antonia Audilene Simão Gildo (3º lugar)
O campus de Baturité do IFCE promoveu nos dias 24, 25 e 26 de abril o evento “III DÍA DEL LIBRO Y DE LA ROSA”. A proposta pedagógica, intercultural e interdisciplinar, elaborada e coordenada pela professora Djany de Carvalho, está em sua terceira edição - a primeira foi realizada em 2017 e a segunda, em 2019.
Segundo a docente, o referido evento tem o objetivo de divulgar as datas de 18 de Abril, Dia Nacional do Livro Infantil, e 23 de abril, Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor, bem como promover o acesso à leitura, de forma interdisciplinar, a partir da disciplina de Língua Espanhola. "Nossos objetivos são o fomento da cultura, o incentivo do protagonismo dos estudantes, a promoção das artes cênicas e musicais, além da divulgação dos autores e obras cearenses, inclusive dos alunos, além de favorecer a interação entre os cursos Integrados, Técnicos e Superiores", define.
O evento foi realizado nos três turnos, com uma extensa programação e teve a participação dos estudantes e docentes de diversos cursos que promoveram apresentações musicais; seminários sobre autoras da literatura brasileira e autores latino-americanos e da literatura universal; esquetes teatrais em língua espanhola; declamação de poemas; literatura de cordel, entre outras atividades.
Um dos destaques foi a Mesa Temática “Ler, Escrever, Publicar”, com participação do poeta e cordelista Pádua de Queiroz, membro fundador da Academia Cearense de Literatura de Cordel (ACLC) e agraciado com o título de “tesouro Vivo da Cultura Cearense”, que declamou suas composições e apresentou os projetos “Cordel na escola” e “Cordel no sítio”. Já a professora Glícia Lima e a equipe da escola estadual CEJA Donaninha Arruda apresentaram o projeto “Café com Letras”, unindo números teatrais e musicais.
Outro momento importante foi a mesa-redonda de apresentação e divulgação dos alunos escritores do campus: Anna Lívia Castelo Branco (“Retalhos de felicidade”); Gilberto da Silveira Sales (“O diário e as violetas”, “A garota para quem escrevo”, “Um brinde a nunca amadurecer”); José Augusto Gomes de Sousa (“Terra Azul” e “Recomeço”); Isaac Lourenço da Costa Ferreira (conto “Na Beira do Mar” , publicado na coletânea “Contando e Recontando Histórias”).
Com o objetivo de promover a inclusão de pessoas surdas, o aluno Herbert Carlos (Hotelaria) apresentou em Libras o poema “Pessoas são diferentes”, de Ruth Rocha, em alusão ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais , comemorado em 24 de abril. Promoveu-se ainda uma sessão cinematográfica com o clássico “El club de los poetas muertos” ou “Sociedade dos Poetas Mortos”, a fim de promover um debate acerca da Educação, processos e meios.
E, por fim, promoveu-se a premiação da atividade vinculada ao evento “II Concurso de Poesia do IFCE campus Baturité”, sendo agraciado com o 1º lugar, Gilberto da Silveira Sales; 2º lugar, Alana Kelly Miranda Feitosa; e 3º lugar, Antonia Audilene Simão Gildo, todos alunos do curso de Licenciatura Letras: Português/Inglês de nosso campus.
A professora Djany de Carvalho menciona "a felicidade ao perceber que o evento, pensado inicialmente para desenvolver as habilidades dos alunos em Língua Espanhola e promover a integração dos alunos, supera suas expectativas a cada edição e consegue unir as literaturas, a gastronomia, a cultura, promovendo o protagonismo discente".
Cláudia Monteiro - jornalista da reitoria