Notícias
Garantida gratuidade a quem não conseguiu solicitar isenção
Enem 2020
Segundo o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio, a edição deste ano deve divulgar a lista de candidatos isentos de pagar a taxa de inscrição amanhã, 24 de abril. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que vai garantir a gratuidade do Enem 2020 aos participantes que atendem aos requisitos legais estabelecidos em edital e que não conseguiram realizar a solicitação do benefício com a paralisação das aulas em estados e municípios. O prazo previsto para a solicitação da isenção foi de 6 a 17 de abril, quando 3 milhões de pedidos foram recebidos pelo Inep.
De acordo com o presidente do Inep, Alexandre Lopes, o objetivo é não prejudicar estudantes de escolas que tiveram as atividades suspensas em estados e municípios em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus. “Ninguém será prejudicado ou ficará para trás”, disse. A concessão da gratuidade será dada pelo Inep, sem necessidade de solicitação pelo participante, durante o período de inscrição do exame, que acontecerá de 11 de 22 de maio.
Segundo o edital, a isenção da taxa de inscrição é devida aos estudantes que:
• Cursam a última série do ensino médio em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica;
• Cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
• Estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Todos os interessados em realizar esta edição do exame, inclusive os que tiverem as solicitações aprovadas, deverão fazer a inscrição para o Enem 2020 de 11 a 22 de maio, na Página do Participante.
Enem Digital será realizado nos dias 22 e 29 de novembro
O Ministério da Educação (MEC) vai realizar a primeira aplicação da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 22 e 29 de novembro. As datas foram anunciadas pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, no último dia 17 de abril. A previsão inicial, conforme edital publicado, era que as provas do Enem Digital fossem aplicadas em 11 e 18 de outubro.
A implantação do Enem digital terá início neste ano, de forma progressiva. Assim, em 2020, até 100 mil pessoas poderão fazer a prova no novo modelo. “São 100 mil voluntários, isto é, só quem quiser fazer a prova nesse modelo. Eles estarão espalhados por todos os estados”, disse.
As vagas serão disponibilizadas para os primeiros participantes que optarem pela edição digital. A previsão é que a consolidação da prova digital seja realizada até 2026. Após esse período, não haverá mais a versão em papel.
A estrutura do exame no modelo digital será igual à da versão impressa, que acontecerá nos dias 1º e 8 de novembro. As inscrições para os dois modelos de provas deverão ser realizadas de 11 a 22 de maio na Página do Participante ou no aplicativo Enem. O participante que optar por fazer o Enem 2020 impresso não poderá se inscrever na edição digital. Após concluir o processo, o candidato não poderá alterar a opção que escolher.
Cláudia Monteiro, jornalista da reitoria do IFCE, com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC