Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE aprova Mestrado Profissional em Educação Inclusiva

IFCE aprova Mestrado Profissional em Educação Inclusiva

ACESSIBILIDADE

O PROFEI é um programa de pós-graduação stricto sensu que funcionará no campus de Paracuru
última modificação: 21/08/2024 08h25

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) foi credenciado na tarde de ontem (19) ao Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), ofertada em rede com a Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita (Unesp). O programa de pós-graduação stricto sensu será vinculado ao campus de Paracuru e deve iniciar sua primeira turma em 2025.1, com aulas às sextas-feiras.

O PROFEI é um curso de ensino híbrido com oferta simultânea nacional, constituído por uma Rede Nacional de Instituições de Ensino Superior conduzindo ao título de Mestre em Educação Inclusiva. Seu objetivo é desenvolver processo formativo profissional que permita buscar meios para efetivar uma sociedade inclusiva, no sentido de que a escola realize metodologias inovadoras para que os estudantes do eixo da Educação Inclusiva: pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação, população indígena, quilombola, do campo, diferentes gêneros e diversidade sexual, entre outros, possam aprimorar seu potencial e habilidades dentro do ambiente escolar e em seu próprio cotidiano, tanto no contexto social, familiar e profissional.

Presente nas cinco regiões do país, o programa terá o IFCE como instituição ofertante do curso, desenvolvido em resposta à crescente demanda por profissionais capacitados para lidar com as complexidades da educação inclusiva, que visa incluir alunos com diferentes necessidades educacionais em ambientes escolares regulares. Este programa oferece uma formação avançada e específica para educadores, gestores e outros profissionais da área, preparando-os para criar e implementar práticas pedagógicas inclusivas que respeitem as diversidades físicas, cognitivas, e emocionais dos estudantes.

A primeira turma deverá iniciar suas atividades no semestre 2025.1, sob coordenação da professora Sinara Duarte, que pontua que o curso é uma ação que envolve professores dos campi Fortaleza, Horizonte, Juazeiro do Norte e Paracuru, bem como docentes da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). "Foi uma luta coletiva e colaborativa".

Para Sinara, as expectativas são bem altas quanto ao impacto positivo que este curso trará para a comunidade educacional e para a sociedade cearense e brasileira como um todo. "A aprovação do PROFEI não apenas fortalece a oferta educacional do Estado, mas também envia uma mensagem poderosa sobre o compromisso do Brasil com a inclusão. O curso atenderá uma ampla gama de profissionais, capacitando-os a transformar suas práticas e influenciar positivamente as instituições educacionais, desde o ensino básico até o superior", orgulha-se.

Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Joélia Marques, "estamos muito felizes com mais esse mestrado. É um tema muito importante nos dias atuais, que envolve cada vez mais o cotidiano das escolas no Brasil. A Educação Inclusiva ainda é um grande desafio e contar com esse Mestrado voltada à formação de Professores é uma grande contribuição do IFCE para a sociedade".

O próximo edital deve ser publicado em breve. Poderá participar do Exame Nacional de acesso ao PROFEI os portadores de diploma de graduação em licenciatura, ou equivalente nos termos da Lei, devidamente registrado no MEC, e que seja professor concursado na Rede Pública de Ensino na Educação Básica atuando em: sala regular ou de atendimento educacional especializado na modalidade de sala de recursos multifuncional ou de ensino colaborativo, ou de itinerância ou de  Educação Especial que atuam como regentes de turma/responsáveis por turmas e/ou grupos de alunos no apoio educacional especializado.

Cláudia Monteiro, jornalista da reitoria do IFCE