Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Aplicativo vence prêmio nacional de acessibilidade
conteúdo

Notícias

Aplicativo vence prêmio nacional de acessibilidade

Tecnologia para deficientes produzida no IFCE será distribuída gratuitamente
última modificação: 03/02/2016 17h58
Aplicativo funciona conectado a tablet ou smartphone (foto: divulgação)

Aplicativo funciona conectado a tablet ou smartphone (foto: divulgação)

Um aplicativo criado para facilitar a vida de quem tem algum tipo de deficiência motora, que restrinja a utilização de mouses, foi o grande vencedor do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, organizado pelo W3C, na categoria Aplicativos e Tecnologias Assistivas. O projeto foi desenvolvido pela equipe do Núcleo de Tecnologia Assistiva do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

De acordo com o coordenador do Núcleo, Agebson Rocha, o aplicativo fica armazenado em um tablet ou smartphone conectando um desses equipamentos ao computador, via bluetooth. Assim, a tecnologia funciona como uma interface de mouse facilitando a interação com o computador e a navegação pela internet no caso de quem é possui uma limitação motora.

Duas grandes vantagens do software é que a tecnologia poderá ser disponibilizada gratuitamente e permite uma fácil portabilidade. “Outras tecnologias assistivas para pessoas com deficiência motora custam caro e ainda pesam e exigem manutenção regular”, compara o professor do IFCE.

Para funcionar corretamente, o computador precisa ter instalado o Java-32 bit e bluetooth habilitado. Já o dispositivo móvel necessita dispor do sistema Android 2.3.3 ou superior. No momento, a equipe do Núcleo de Tecnologia Assistiva do IFCE providencia o registro do software para que possa disponibilizá-lo para distribuição gratuita.

O resultado da premiação foi divulgado na noite dessa terça-feira, 3, pela W3C, consórcio internacional, com representação no Brasil, que tem como missão conduzir a web ao seu potencial máximo, criando padrões e diretrizes que garantam a sua evolução permanente. "Este primeiro lugar só vem agraciar todo o trabalho desenvolvido pela equipe e revigorar o anseio de tentar ainda mais buscar enfrentar os desafios em busca de uma sociedade mais inclusiva", exalta Agebson.

Os interessados em conhecer melhor o aplicativo do IFCE podem conferir vídeo explicativo em http://www.youtube.com/watch?v=HxlFMMeWVU4 ou enviar mensagem para acessibilidadevirtual@ifce.edu.br .

Márlen Danúsia - reitoria ( com informações do Núcleo de Tecnologia Assistiva)