Notícias
Alunos participam de atualização do RAE
Em cumprimento às normativas do Regulamento de Concessão de Auxílios Estudantis (RAE) do Instituto Federal do Ceará (IFCE), servidores ligados às áreas de assistência aos educandos estão reunidos, desde ontem (17/05), com a gestão da Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) para tratar da atualização do regimento.
O regulamento estabelece que a cada dois anos haja uma revisão de seu teor, com a participação da DAE e de representantes estudantis dos campi, os quais foram distribuídos em macrorregiões para atender à previsão da normativa. A aluna Edna Silva dos Santos, do curso de Licenciatura em Física de Tianguá, participou do evento.
Segundo a estudante, o convite do IFCE para participar da comissão é um retrato do modelo democrático que a instituição adota no encaminhamento das demandas. “Eu vejo com bons olhos o fato de inserirem os alunos nesse processo, pois permite que apresentemos nossas experiências, falas e interesses nas discussões”, disse Edna.
O grupo permanece reunido até hoje (18), analisando os artigos dispostos no regulamento com o intuito de melhorar e adequar o documento às realidades da instituição e dos estudantes. Tudo isso para garantir os objetivos maiores da concessão de auxílios aos estudantes, quais sejam a dignidade e a permanência dos alunos.
A comissão formada para tratar do assunto continuará atuando nesta fase da revisão do regulamento até o próximo dia 4 de junho. Depois disso, os resultados obtidos serão levados para as instâncias superiores – Colégio de Diretores (Coldir) e Conselho Superior (Consup) – a fim de analisarem e darem parecer sobre a proposta final.
A diretora de Assuntos Estudantis da Reitoria, Ana Caroline Cabral Cristino, explicou que as discussões começaram nos campi, sendo compiladas e encaminhadas para a equipe de assistência social do IFCE. Depois, houve reunião com representantes da gestão da instituição e assembleias nas unidades para a apresentação de sugestões.
“Vejo tudo isso como um processo democrático, de construção coletiva, envolvendo os diversos atores que fazem a política de assistência estudantil, permitindo o debate. É uma forma de enxergar os vários lados que envolvem as instâncias do IFCE, promovendo sempre o diálogo amplo e participativo com os gestores”, diz Caroline.
Deborah Sampaio - Reitoria