Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Alunos do IFCE participarão de seletiva nacional da OBA
conteúdo

Notícias

Alunos do IFCE participarão de seletiva nacional da OBA

OLIMPÍADA

Quatro medalhistas da OBA 2019 participarão da fase presencial no RJ
última modificação: 12/02/2020 09h43

Quatro alunos do campus Fortaleza do IFCE foram aprovados, em função de seus desempenhos na prova da XXII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (XXII OBA), realizada em 2019, para compor o grupo de 200 alunos brasileiros que parciparão da seletiva nacional para a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e para a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astrofísica (OLAA). O objetivo desta etapa é formar as equipes que irão representar o Brasil nessas competições, que ocorrerão em setembro de 2020, na Colômbia e no Equador, respectivamente.

De acordo com o professor Mairton Romeu, que coordena, juntamente com o professor Nizomar Gonçalves, um curso de preparação para as provas da OBA no campus Fortaleza, os quatros estudantes do IFCE tiveram uma preparação especial para esta seletiva. “Eles receberam aulas específicas com o professor Paulo Otávio, que é ex-aluno do curso de Licenciatura em Física do IFCE e, por causa dessa preparação, eles foram aprovados na fase online e agora farão a seletiva presencial, no Rio de Janeiro”, explicou.

O processo acontecerá entre os dias 2 e 5 de março, na cidade Barra do Piraí/RJ. Lá os estudantes Lucas Freire, do curso técnico em Informática; Pedro Henrique e Edmilson Monteiro, do curso técnico em Química; e Samuel Rodrigues, do curso técnico em Eletrotécnica, farão uma série de provas (duas teóricas, duas observatórias e uma de carta celeste), que culminarão, posteriormente, com a seleção de dez estudantes para compor as duas equipes brasileiras.

Para o estudante Lucas Freire, um dos selecionados, o IFCE teve papel fundamental nesse estímulo à participação em olimpíadas. “Eu fiquei muito feliz com essa seleção. Nós já havíamos sido medalhistas na OBA em 2018 e 2019. Agora poderemos ter oportunidade de integrar uma equipe nacional. O IFCE tem nos dado muita base, muito apoio. Já passamos por uma peneira grande, mas ainda temos boa expectativas de poder passar ainda mais uma etapa”, comentou.

Para participar da fase presencial da seleção, os estudantes receberão ajuda de custo do IFCE, por meio da Diretoria de Extensão do campus Fortaleza e da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação do IFCE. Segundo o pró-reitor de Pesquisa, professor Wally Menezes, esse incentivo do IFCE faz parte do planejamento institucional. “O IFCE aposta no desenvolvimento desses estudantes, inclusive com o suporte na participação em olimpíadas. Sabemos do talento dos nossos estudantes e damos apenas um estímulo pra que eles se destaquem ainda mais”, observou.