Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Alunos de Maracanaú são campeões Nufarm
conteúdo

Notícias

Alunos de Maracanaú são campeões Nufarm

O time Enactus educa ambientalmente crianças e agrícolas
última modificação: 05/02/2016 15h20
(esq. - dir.) Natália Holanda, Rafaela Schramm e Thaís Argenta aplicando o projeto Cultura Viva com filhos dos agricultores do distrito de Pedra Branca (foto: arquivo)

(esq. - dir.) Natália Holanda, Rafaela Schramm e Thaís Argenta aplicando o projeto Cultura Viva com filhos dos agricultores do distrito de Pedra Branca (foto: arquivo)

Um grupo de 15 discentes do campus de Maracanaú do IFCE, que realiza, desde janeiro, atividades de educação ambiental dirigidas a cerca de 70 agricultores e 30 crianças de Aracoiaba, município do Maciço de Baturité, sagrou-se campeã e vice-campeã, respectivamente, do Prêmio Nufarm Consciência e Ética no Agronegócio 2013 e do Campeonato nacional Enactus 2013. O projeto é uma iniciativa da organização sem fins lucrativos Enactus, em parceria com a empresa Nufarm, com o apoio do IFCE e da Prefeitura de Aracoiaba.

A iniciativa é desenvolvida por estudantes dos cursos superiores de Engenharia Ambiental e Sanitária e Licenciatura em Química, sob supervisão do professor do eixo tecnológico de Química e Meio Ambiente, Emílio Campelo. Batizada de Time Enactus, a equipe atua junto à comunidade de agricultores e crianças de Aracoiaba, com ações de capacitação, dinâmicas em grupo, debates, palestras e simulações práticas.

O Chefe do Departamento de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do campus de Maracanaú, Francisco Nélio Costa Freitas, explica que o projeto de boas práticas do uso de agroquímicos e conscientização ambiental foi iniciado com agricultores e, em seguida, percebeu-se a importância de abordar o tema na formação infantil. “A prática com as crianças é tão bem recebida que, hoje, são mais de 30 meninos e meninas”, acrescenta.

A Pró-Reitora de Extensão do IFCE, ZandraDumaresq, reconhece na iniciativa um dos bons exemplos de como a instituição pode proporcionar ao aluno um salutar contato com a prática profissional, enquanto contribui com o desenvolvimento de comunidades cearenses. 

O projeto no formato atual será finalizado em dezembro próximo. O Time Enactus de Maracanaú elabora novos projetos para 2014, com enfoque na inserção de mulheres de comunidades litorâneas na cadeia produtiva, a partir da produção artesanal com derivados do coco. 

Márlen Danúsia - reitoria