Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Alagoas vai sediar Etapa Nacional do JIF 2024
conteúdo

Notícias

Alagoas vai sediar Etapa Nacional do JIF 2024

JIF 2023

Data dos Jogos das Instituições Federais será escolhida até o fim de 2023
última modificação: 27/10/2023 16h17

Na manhã desta sexta-feira (27), o presidente da Comissão Organizadora dos Jogos das Instituições Federais de Ensino (Cojif), Iúri Ribeiro, avaliou a edição de 2023 como bem positiva. "Está sendo muito bom, a estrutura do Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO) é excelente e o planejamento e a organização está funcionando e sendo muito ágil, mesmo com os imprevistos naturais de toda competição esportiva, além dos atrasos na chegada de algumas delegações, que são coisas que fogem à nossa competência".

Iúri Ribeiro adiantou que ainda este ano a Cojif vai decidir a data da próxima edição que vai acontecer em Alagoas. "A data vai depender das provas do Enem 2024 e também das eleições municipais. Queremos fazer de forma a não atrapalhar os estudos dos atletas", explicou.

Para a professora Samara Moura, responsável pela Comissão Local de Hospedagem e Transporte, os calendários deste ano foram apertados e impactaram nos trâmites das contratações de hotelaria, transporte e premiações. "Nossa etapa estadual ocorreu em Juazeiro do Norte em junho e a regional foi em setembro, deixando um tempo muito curto para a complexidade dessa competição, que reuniu 965 atletas, inclusive o Time IFCE. São muitos fornecedores para lidar e muitos processos a serem cumpridos". Para dar tudo certo, a docente agradeceu especialmente a Marcos André Damasceno, da Comissão de Infraestrutura, bem como às coordenadorias de transporte dos campi.

Para além das questões de logística, Samara também avaliou os JIFs como uma grande oportunidade de prática profissional para os estudantes voluntários do IFCE. "Envolvemos os alunos dos cursos de Educação Física, Gestão Desportiva e de Lazer, Hotelaria e Nutrição como voluntários e isso constitui uma das mais valiosas experiências que eles podem colocar nos seus currículos".

Tendo participado das duas edições organizadas pelo IFCE no CFO, em 2018 e 2023, o professor Clautistony Pereira do Carmo (Tony), membro da Comissão Central Local, pode concluir que felizmente a atual edição tem sido até agora a de menor número de lesões. "Estamos preparados com equipes de saúde compostas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, além de duas UTIs móveis, bombeiros civis e brigadistas de incêndio".

Tony também ponderou que esta edição é maior que a de 2018, devido a uma quantidade maior de jogos por conta da repescagem. "Estamos nos saindo muito bem. Tem sido um sucesso, especialmente por este ano o Departamento de Comunicação Social ter trazido uma equipe maior de profissionais e equipamentos, conseguindo transmitir diversos jogos, o que tem deixado as delegações e seus familiares muito satisfeitas", agradeceu.

Leia mais: Familiares e amigos acompanham competições

Cláudia Monteiro - jornalista da reitoria do IFCE

registrado em: ,